terça-feira, 26 de agosto de 2008

Impureza sexual

Impureza sexual Imprimir E-mail
Escrito por Participação Especial


INTRODUÇÃO

Este é um dos pecados mais dominantes da nossa sociedade. Já que é tão comum e aceito por tantas pessoas quase como norma de vida, é necessário que como cristãos, nos conscientizemos com a clara orientação da palavra de Deus.

I. DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER E É O AUTOR DO SEXO (Gn 2.20-25; 1.27-28)

Portanto o sexo é puro e santo dentro do quadro do sublime propósito de Deus. Segundo o relato bíblico, a mulher foi feita de uma parte física do homem. Há, pois, desde o princípio, uma afinidade natural entre os dois sexos. Deus colocou entre os dois uma atração mútua. Isto é normal e constitui uma lei natural em toda raça .

Evidentemente, esta atração entre os sexos foi estabelecida por Deus tanto para felicidade do ser humano, como também para a procriação da raça. Já que é uma relação tão dinâmica e tão poderosa, e para evitar abusos e conseqüências muito tristes, Deus mesmo fixou certos limites bem claros que devemos respeitar inquestionavelmente.

II. AS RELAÇÕES SEXUAIS SÃO RESERVADAS UNICAMENTE PARA A VIDA MATRIMONIAL.

A passagem referida em Gênesis faz concluir que a relação normal é de monogamia. Além disso, é uma relação indissolúvel, vitalícia. Dentro do matrimônio a relação sexual é pura, normal, prazerosa, legítima, não é suja (I Co 7.2-5; 10.17; Pv 5.15-23). Deve ser purificada, pois, de impurezas e de atitudes abusivas, egoístas e anormais.

Cada homem deve ter a sua própria esposa (a menos que Deus lhe haja dado o dom de continência), e conformar-se e limitar-se estritamente a ela, quanto a contatos sexuais. O corpo de cada parte do matrimônio está sob a posse da outra parte (se aplica a ambos os sexos e acaba com o machismo). Devemos nos disciplinarmos sexualmente. A continência não é impossível ao homem (Ver I Co 7.2-4).

III. TODA RELAÇÃO SEXUAL FORA DO MATRIMÔNIO ESTÁ PROIBIDA E SERÁ JULGADA POR DEUS

(I Co 6.9; Gl 5.19; Ef 5.3-5; Cl 3.5; I Ts 4.1-7; Hb 13.4; Mt 19.9)
As relações sexuais entre noivos comprometidos são muitos prejudiciais e são proibidas por Deus. Cristo condenou também os desejos impuros, a cobiça, as paixões desordenadas, as “olhadas” e as intenções de cobiça ou sugestivas (Mt 5.27-28).
Ver o que ensinou o apóstolo Paulo em I Co 6.13-20:
V. 13: Nossos corpos são para o Senhor,
V. 15: Nossos corpos são membros do corpo de cristo (Fornicação: NÃO)
V. 19: Nossos corpos são templos do espírito santo. Não somos nossos.
Eis aqui, o mandamento chave:
V. 18: FUGÍ DA IMPUREZA. (Do ato, da ocasião, do pensamento, da intenção, dos lugares de tentação, das amizades ou qualquer outra coisa que promova a imaginação ou que leve a ceder frente a tentação, revistas, livros e filmes pornográficos ou sugestivos, alguns programas de TV, vestimentas sugestivas, conversas, principalmente de duplo sentido e etc.)
V. 20: Glorificai a Deus em vossos corpos e em vosso espírito.

IV. DEUS CONDENA TODO ABUSO OU USO ANORMAL DO SEXO. (Rm 1.18-32)

Anotamos abaixo alguns usos perversos do sexo:
(a) Incesto: Contato sexual entre parente próximo (Dt 27.22; Lv 20.17-19)
(b) Homossexualismo: Pecado sexual entre pessoas do mesmo sexo, chamado de lesbianismo quando entre mulheres (Lv 18.22; Rm 1.26-27)
(c) Masturbação: Auto-excitação com o fim de produzir o orgasmo. É baseada no egoísmo. Não cumpre o propósito puro do sexo e sempre vem acompanhada de pensamentos impuros.
(d) Relação sexual entre um ser humano e um animal (Lv 18.23-24); Dt 27.21)
(e) Sodomia: Relação sexual perversa e anti-natural de distintas formas.
(f) Afeminado: Conduta de um homem que parece de mulher (I Co 6.9)

V. A IGREJA TEM O DEVER DE SE MANTER PURA

E, se necessário, disciplinar os membros que incorrerem nestes pecados (Ler I Co 5). Devemos ser realistas e sábios e colocar-nos frente a real necessidade das pessoas de nossa congregação. A impureza sexual corrompe o ser humano mais rápido que qualquer outro pecado. Nota-se que Jesus e os primeiros apóstolos sentiram necessidade de dar instruções e advertências claras a respeito do assunto.
O sangue de cristo limpa de todo o pecado quando este é confessado e abandonado
(I Co 6.9-11; 2Co 2.5-11; I Jo 1.9)

VI. COMO ASSEGURAR A PUREZA SEXUAL

(a) Ter consciência de que o corpo é para o Senhor, é sagrado (I Co 6.13)
(b) Cuidar dos olhos
(c) Cuidar da imaginação, especialmente na cama, quando está sozinho e tranqüilo. Não dê asas.
(d) Cuidar as palavras sugestivas e de duplo sentido.
(e) Cuidar os gestos.
(f) Não alimentar os desejos carnais. Para jovens especialmente, o trabalho manual duro, os esportes e até o cansaço são bons nesse sentido. Um corpo ativo e uma mente ocupada dignamente são fatores muito positivos na luta contra a impureza.
(g) Cuidar as amizades e as conversas.
(h) Orar, exercer fé no Senhor, jejuar, viver no espírito, confiar em Deus, para guardar-nos de toda a impureza.
(i) Sejamos um povo que se caracteriza pela pureza sexual. Exortemo-nos mutuamente á santidade do corpo de cristo.

Nenhum comentário: