terça-feira, 26 de agosto de 2008

Milagres de Jesus no Evangelho de João

Milagres de Jesus no Evangelho de João Imprimir E-mail
Escrito por Jozias Vilela

Quantos milagres estão registrados no evangelho segundo escreveu S.João? O mesmo afirmou que, os milagres nele escritos, não podiam ser comparados aos milagres que Ele realizou diante dos discípulos (pois foram muitos outros).


"Estes porém,foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo o filho de Deus, e para que crendo,tenhais vida em seu nome” Jo 20:21-22

Afinal, quantos milagres estão registrados em João? O que eles nos ensinam? O que podemos aprender através destes milagres aí registrados?

Primeiro Milagre :: João 2 :: AS BODAS EM CANÁ DA GALILÉIA

Maria, Jesus e os discípulos também foram convidados, no ápice da festa, Maria percebe que faltou Vinho, vai até Jesus e Ele lhe responde que “ainda não é chegada a sua hora”.
O que Jesus nos ensina neste primeiro Milagre?

1. Jesus tem o seu momento de agir – Ele não age no impulso, no desespero do Homem. Ele não age porque o homem quer; ele age no momento que Deus determinar, e para isto, a sua sensibilidade à necessidade do homem, é proveniente da necessidade do Pai manifestar a sua Glória ao Homem.Tudo o que Ele faz, visa tão somente a Glória de Deus. O momento dEle agir, é o momento que o Pai determinar.

2. É necessário obedecer. “FAZEI TUDO, que Ele vos disser”. O agir do Senhor está intimamente ligado a obediência; sem obedecer, Ele não pode fazer. Deus não trabalha com rebeldes, insubmissos; não podemos adaptar os princípios de Deus à nossa conveniência; não podemos esperar de Deus se não fizermos atentamente como Ele nos tem ordenado. Jesus nos mandou fazer discípulos “ensinando-os a guardar...TUDO o que Ele nos tem ordenado” Mt 28:18-20

3. A qualidade do que Jesus faz, é melhor, é superior. Jesus quer manifestar na sua Igreja toda a sua Glória, e isto na simplicidade do Evangelho do Reino. Homens e mulheres submissos que observam dos princípios do Senhor e da sua palavra, que cuidam por fazer TUDO como ele manda, desfrutam em suas vidas a qualidade superior em tudo aquilo que Jesus realizar.

Segundo Milagre :: João 4 :: A CURA DO FILHO DO OFICIAL


O oficial Romano vai até Jesus porque seu filho estava enfermo, ouvindo falar que Jesus estava em Caná da Galiléia, foi até Ele para rogar a cura do seu filho que estava à morte.
O que Jesus nos ensina neste segundo milagre?

1. Que é a Jesus que devemos recorrer. Este oficial foi de Cafarnaum até a Galiléia porque soube que Jesus estava lá. Ele foi a Jesus. Muitas vezes temos buscado tantos recursos fora de Jesus e isto impede-nos de recebermos o que Ele tem a nos manifestar alguém já afirmou: “ A tua fé determina o teu procedimento”

2. Devemos crer na Capacidade de Jesus para realizar. Este homem creu que Jesus era capaz de restaurar a saúde de seu filho.Ele não apenas sabia quem era Jesus, Ele cria que Jesus podia. Temos sido desafiados nestes dias a exercitarmos nossa fé na capacidade do Senhor. “Pois o meu Justo, viverá por fé...” Hb10:38

3. A nossa fé determinará o realizar do Senhor – Jesus sempre atrelou o seu realizar a capacidade de crer de cada um. Temos que nos aproximarmos dEle com confiança, em nada duvidando, certos que, se Ele é, Ele sem dúvidas PODE. O oficial creu na palavra do Senhor e partiu...,e isto repercutiu em toda a sua casa. O Senhor tem buscado entre nós, homens e mulheres que sejam capazes de crer e confiar inteiramente na sua palavra, para manifestar aí toda a sua Glória.

Terceiro Milagre :: João 5 :: CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA

Havia em Jerusalém, um poço milagroso, multidões afluíam àquele lugar pois, de forma miraculosa, de tempo em tempo, um anjo descia, agitava as águas e o primeiro que ali chegasse, seria curado. Não registra o evangelho como, nem de quanto em quanto tempo este fenômeno acontecia, só diz que grandes multidões de enfermos, cegos, coxos, paralíticos estavam ali.Como sempre, porém neste dia Jesus também foi a este local.
O que Jesus nos ensina neste terceiro milagre?

1. disposição de um coração. Este homem estava paralítico há 38 anos, só se sabe isto acerca dele. Havia limitações, havia a necessidade de cura e ele estava no lugar certo, na hora certa, esperando o acontecer de Deus.Quanto tempo temos esperado do Senhor, cura, libertação, salvação dos nossos ente queridos...

2. Não somos independentes. Fomos colocados na Igreja para funcionamos como membros, isto revela interdependência. “eu preciso de você, você precisa de mim...” muitas vezes precisamos reconhecer que sozinhos não poderemos, sendo paralíticos, nos lançar nas águas que se agitam, precisamos recorrer aos nossos irmãos, para que juntos alcancemos a graça que tanto necessitamos.

3. Não podemos ficar centrados em nós mesmos. A resposta deste homem foi “Senhor, não tenho ninguém pra me ajudar... Quantas vezes temos agido na nossa independência e nos privamos do privilégio de sermos ajudados pelos nossos irmãos e conseqüentemente nos privamos do Milagre tão glorioso que o Senhor que realizar em nós. Formar o caráter de Jesus em nossas vidas, e isto através das juntas, da justa cooperação de cada um. Jesus nos mostra neste Milagre que Ele é o Senhor das situações e mais uma vez vemos a fé determinando o procedimento. Jesus disse ao paralítico:”Levanta toma o teu leito e anda...” Ele assim o fez, Jesus também ordena hoje. Levantai-vos e Marchai, não é aqui o vosso descanso. Creiamos nEle, na sua Palavra e sejamos obedientes.

Quarto Milagre :: João 6 :: A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES

Jesus estava ensinando, curando, proclamando e grande multidão o seguia, sendo já tarde, Jesus perguntou a Felipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Ele sabia o que ia fazer, porém queria testar a fé dos seus discípulos.
O Jesus nos ensina neste quarto milagre?

1. Jesus usa o que dispomos a Ele. Jesus que usar as nossas vidas, nossos bens, nossas habilidades, mas para isto, temos que espontaneamente colocar TUDO o que temos e somos à sua disposição. Não apenas e palavras, mas de fato e de verdade.

2. Jesus usa sempre a disposição dos seus discípulos. OBEDIÊNCIA. O agir de Jesus está sempre condicionado a obedecer. Este milagre aconteceu porque os discípulos fizeram exatamente como Jesus ordenou. Assim foi em Caná, assim foi com o Oficial, assim foi com o paralítico, assim foi com os discípulos e assim será com a sua Igreja; Jesus quer um povo obediente e se você tem clamado, tem esperado, OBEDEÇA.
3. Jesus é o Senhor dos milagres. Ele não somente salva, liberta, enche com o Espírito Santo, como também multiplica pães e peixes, desde que nos disponhamos a obedecê-Lo. Fazer, como Ele Ordenar.

Quinto milagre :: João 6:16... :: JESUS ANDA SOBRE O MAR


Os discípulos estavam no barco passando para a outra banda, Jesus estava orando, uma tempestade se levantou no mar, e em meio à Tempestade, o temor dominou o coração dos discípulos, pois Jesus veio até eles, andando sobre o mar...
O que Jesus nos ensina neste quinto milagre?

1. Jesus está acima das circunstâncias. Não são os ventos, não é a fúria do mar, não são as situações que nos afligem, nada impede o agir do Senhor.Ele mesmo disse: “eu estarei convosco TODOS OS DIAS...” precisamos crer no Senhor que está conosco acima nas situações, das circunstâncias.

2. Jesus é o Senhor da natureza. Ele anda no meio da tempestade. A sua voz é poderosa para fazer calar o vento e aquietar o mar. Creiamos, não fiquemos temerosos, não é um fantasma. Ele é o Senhor também da natureza. Ele vem ao nosso socorro, Ele é socorro presente na angustia Sl. 46.

Sexto milagre – João 9 – A CURA DUM CEGO DE NASCENÇA

Jesus indo, encontrou este cego de nascença. Isto gerou um questionamento da parte dos seus discípulos: “quem pecou para que este nascesse cego, este ou seus pais?” Jesus continuou ensinando seus discípulos enquanto ia.
O que Jesus nos ensina neste sexto milagre?

1. Jesus nos ensina que TUDO é para a glória de Deus. A palavra nos afirma que todas as coisas juntamente cooperam para o bem...Precisamos desenvolver a nossa fé a ponto de descansarmos plenamente na soberania do Senhor, crendo que Ele governa, e governa bem. Estejamos certos que Ele o Senhor tem sob o seu controle todas as situações das nossas vidas. Nada acontece por acaso, tudo acontece para aperfeiçoamento do nosso caráter a fim de nos conformar na imagem do primogênito da criação.

2. Jesus tem poder para fazer novas todas as coisas. Quando fomos atraídos no Seu amor, e nos colocamos debaixo do seu governo, optamos por depender do seu querer e seu agir pra nossas vidas. Ele tem todo o poder para fazer novas todas as coisas em nossas vidas. Ele pode restaurar completamente a nossa visão, ou melhor, Ele nos dá a visão correta de todas as coisas concernentes ao reino e a vida Eterna.

Sétimo milagre :: João 11 :: A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO


Lázaro estava doente, suas irmãs mandaram avisar a Jesus, Ele, porém demorou alguns dias até que, com firmeza afirmou aos discípulos que Lázaro havia morrido.Ao chegar em Betânia, já haviam quatro dias que Lázaro tinha morrido, e o milagre aconteceu.
O que Jesus nos ensina neste sétimo milagre?

1. Ele sabia. Nada foge ao seu controle. Ele sabe exatamente o que se passa comigo, a minha dificuldade, a minha luta, a minha dor. Jesus conhece exatamente o momento que nós temos enfrentado em nossas vidas. Ele não está alheio as nossas situações.

2. Ele foi. Jesus vem ao nosso mesmo quando tudo aos nossos olhos parecem estar perdidos, quando tudo ao nosso redor parece ter chegado ao fim. Ele em ao nosso encontro, pois disse estar conosco todos dos dias...

3. Ele revelou o desejo do seu coração. Glorificar à Deus. Jesus em tudo glorifica a Deus. Jesus até mesmo na sua exaltação a Glória é de Deus Pai. Em sua vida, obra e ministério, Ele viveu para agradar e Glorificar a o Pai.Precisamos aprender com Ele a ser e fazer como Ele.

Jesus é o Senhor dos impossíveis - Quatro dias se passaram, impossível alguém ressuscitar dos mortos. Já cheira mal, disseram as irmãs, a multidão ficou perplexa.A ordem é: “TIRAI A PEDRA”... Tire a pedra da incredulidade, tire a pedra da rebeldia, tire a pedra da busca de realizações fora a vontade do Senhor, tire a pedra dos seus interesses pessoais, a ainda que cheirando mal, Jesus é o Senhor dos impossíveis.Ele trará vida onde não há mais vida.Ele pode fazer novas todas as coisas.

Em todos estes milagres, Jesus agiu juntamente com a FÉ E OBEDIÊNCIA. Fé nos capacita a crer, obediência nos leva a alcançar. È tempo de fazermos sempre TUDO O QUE ELE ORDENAR...

Amém.

Nenhum comentário: