terça-feira, 26 de agosto de 2008

O propósito eterno de Deus

O propósito eterno de Deus Imprimir E-mail
Escrito por Participação Especial
Citação do Propósito

O desejo de Deus é de ser Pai. Este desejo é eterno.

(Rm 8:28-29) Neste texto de Romanos percebemos três aspectos muito importantes:
___a. O primeiro é que Deus quer uma família. Deus não queria apenas um agrupamento de pessoas. Um grupo é diferente de uma família. Família indica unidade, compromisso e responsabilidade.
___b. O segundo é que Deus quer muitos. Isto expressa quantidade. A expressão de que Deus quer poucos e bons não corresponde à vontade do Senhor.
___c. O terceiro aspecto é que Deus quer que sejamos parecidos com Jesus. Isto nos traz a idéia de qualidade.

Nem poucos e bons, nem muitos e de qualquer jeito. Deus quer muitos, vivendo em família olhando para Jesus como modelo.
A criação do homem para alcançar este propósitoA criação do homem foi exatamente para cumprir este propósito.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança porque queria filhos.
O homem é diferente de toda a criação, porque com o homem Deus queria formar uma família. Queria ter relacionamento com o homem, ser seu Pai.
Algo que impressiona no livro de Gênesis é a expressão do julgamento de Deus diante da sua criação. Depois de cada parte criada aparece a expressão "viu que era bom", mas depois da criação do homem aparece a expressão "viu que era muito bom".
Deus não queria apenas um mundo bonito, perfeito e colocar nele o homem para talvez enfeitá-lo. Quando criou o homem Deus estava pensando em seu propósito eterno.
A família que ele queria estava começando a surgir.
A queda do homemO homem, porém, não quis isto. Quis ser igual a Deus.
A vontade de ser independente levou o homem à desobediência.
Com o pecado do homem veio a sua queda e com ele toda a criação.
O homem foi afastado da presença de Deus.
Este homem agora tinha morrido, se corrompeu, se estragou. O pecado fez isto.
Já não era mais o mesmo homem, tinha perdido à semelhança de Deus com a qual foi criado. Estava sujo, estava morto.
Este homem passou a gerar filhos à sua imagem e semelhança. (Gn 5:3)
Este homem não podia mais cumprir o propósito de Deus.
Este homem era inútil para o propósito de Deus. (Rm 3:12)
Jesus é enviadoEmbora o homem tenha se corrompido e se feito inútil para o propósito de Deus, Deus não desiste do seu propósito.
O propósito de Deus é imutável. (Hb 6:17)
O homem estava morto, precisava voltar a viver.
A raça humana era gerada à semelhança de Adão, inútil, portanto. Precisava nascer uma nova raça. Não nascida na carne, mas no Espírito.
Por isto Jesus diz à Nicodemos: "importa-vos nascer de novo", e também: "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus".
Por isso quando estamos em Cristo somos novas criatura (2 Co 5:17). Precisamos ser, pois as pessoas que ainda têm a semelhança de Adão são inúteis para o propósito de Deus.
Em Cristo recebemos novamente a natureza de Deus (2 Pe 1:4).
Aqui precisamos perceber algumas coisas:
___a. A primeira é: - O que realmente significa estar em Cristo?
Vamos lembrar da passagem de Mateus 9:36-38 aonde Jesus vê as multidões aflitas e exaustas e depois a passagem de Mateus 11:28-30 aonde Jesus chama aqueles que estão cansados e oprimidos e oferece descanso.
A natureza de Jesus é completamente diferente da de Satanás. Satanás quis ser igual a Deus, ser independente e passou esta idéia ao homem, dizendo que Deus era mau, ganancioso, ardiloso, e o homem comprou esta idéia. Jesus, no entanto, conhecia Deus, amava Deus e sabia que Deus era bom, o conhecimento do caráter de Deus era tão profundo para Jesus, que ele podia deixar a sua essência de Deus, se esvaziar de tudo e se entregar nas Suas mãos como um homem qualquer. Jesus obedeceu em tudo e até à morte.
Quando Jesus olha a multidão ele vê o cansaço e a aflição de pessoas que porque querem ser independentes, tentam cuidar de suas vidas sozinhos, não têm direção, não têm aparo. Lutam todos os dias para cuidar de suas vidas, mas não têm competência para isso.
Por isso Ele diz: "vinde a mim". Isto quer dizer: aprendam do meu jeito, se submetam como eu, sejam obedientes como eu. Sejam mansos, ou de outra forma, se deixem conduzir; sejam humilde, ou mesmo, reconheçam que Deus é infinitamente superior a nós. Vocês serão cuidados e acharão descanso.
___b. Outra coisa é que a salvação do homem não é o propósito de Deus.
Se isto fosse verdade siginificaria que Deus criou o homem e este homem precisaria pecar para ser salvo. Isto tornaria Deus um cúmplice do pecado e o homem sem culpa, porque pecando ele estaria colaborando para Deus cumprir o seu propósito.
Também Deus não mudou o seu propósito por causa do pecado do homem.
___c. A salvação do homem é um meio para Deus alcançar o seu propósito e não um fim. O homem precisa ser salvo para ganhar uma nova natureza e novamente ser útil ao propósito de Deus.
___d. Nesta situação é que muitos se encontram. Acham que o que Deus queria com ele era salvá-lo. Tomaram uma posição com Jesus, abandonaram o pecado, a vida de perdição, mas estão por aí, acham que estão fazendo a vontade de Deus e não percebe que ele está aqui para cumprir este propósito de Deus. Não entendem que a razão da sua existência é para colaborar com tudo o que tem, que é, com sofrimento e esforços para ser útil à Deus neste propósito.
A igreja no cumprimento do propósitoJesus instituiu a sua Igreja.
Igreja dos nascidos de novo, dos que voltaram a ter utilidade para Deus.
Antes quando éramos do mundo fazíamos o que queríamos, agora que temos nova natureza, fazemos o que Jesus quer, do jeito que Ele quer.
Não podemos sair de qualquer forma para tentar cumprir o propósito de Deus. Precisamos entender qual é a forma que Deus quer.
Em Efésios 4:11-16 temos a clara definição daquilo que Deus quer fazer com a sua igreja para cumprir o seu propósito.
Em primeiro lugar todos somos sacerdotes. Todos são chamados à utilidade. Diz o texto: "segundo a justa cooperação de cada parte".
O corpo deve ser corretamente ordenado e por dois motivos:
___a. Para que todos trabalhem.
___b. Para o corpo ser edificado.
É o corpo de Cristo que edifica o corpo de Cristo. E isto acontece quando:
___a. O corpo está bem ajustado e consolidado. Vinculado nas juntas e ligamentos.
___b. Há o auxílio de toda a junta.
___c. Cada um faz a sua parte.
Por esta razão que existem as juntas e ligamentos de discipulado e de companheirismo.
Existem alguns ministérios que são específicos: apóstolos, profetas, evangelistas, patores e mestres. São estes que Deus colocou para ordenar corretamente os irmão para que desempenhem seu serviço.
No entanto existem ministérios que são comuns a todos os irmãos, incluíndo os do ministério específico, que são:
___a. Ser testemunha (At 1:8)
___b. Edificar nas juntas e ligamentos.

Nenhum comentário: