segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Princípios Elementares do Reino de Deus

Princípios Elementares do Reino de Deus

Série - Conselho de Deus

INTRODUÇÃO
Jesus é o nosso fundamento, mas a igreja nestes dias não tem dado a devida importância a esta verdade, tem se preocupado com "grandes sermões" e ensinamentos sobre o fim de todas as coisas: Arrebatamento ou alguma coisa que possa tocar nas emoções dos ouvintes. Por causa disto estão perdidos no como fazer a obra, "tão importante quanto fazer a obra é o como fazê-la".
Todo este desvio, é o resultado do esquecimento generalizado de olhar verdadeiramente para Jesus. Paulo nos lembra da sua preocupação de nos apartarmos da simplicidade de Cristo Jesus (II Co 11: 3)
Aquele que diz que está em Cristo, deve andar como Ele andou, como andaremos como Jesus andou, se não soubermos como foi a vida e a obra de Jesus? O escritor aos Hebreus diz que não podia falar de coisas mais sólidas para os irmãos pelo fato de não terem sido fundamentados nos fundamentos da fé que são os ensinamentos de Cristo: Arrependimento, batismo nas águas, dons do Espírito Santo, imposição de mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno (Hb 6: 1-2).
Nesta apostila queremos considerar esta ordem de Jesus e dos Apóstolos a fim de que todos os discípulos sejam catequizados nos fundamentos da fé para poderem aplicar de maneira prática em suas vidas tudo o que Jesus nos ordenou.
Oramos ao Senhor para que todos uma vez de posse desta apostila possam se dedicar as coisas simples do Senhor Jesus.






VIDA E A OBRA DE JESUS CRISTO
"Segundo a graça que me foi dada, lancei eu, como sábio construtor, o fundamento... ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo"
(I Co 3: 10-11).
JESUS
Tudo o que fazemos só terá valor eterno na medida que cooperar com o propósito de Deus. Oramos para que nosso precioso Senhor Jesus seja glorificado na vida daqueles que, deixando o presente século e renegando tradições de homens, se tornem prisioneiros da santa vocação: participar e cooperar com o propósito do Senhor.
"Eu sou o caminho , a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6, Jesus é o único que nos leva ao Pai. Por isso devemos conhecê-lo e saber o que ele fez por nós. Esta proclamação que o evangelho faz da pessoa de Jesus, visa trazer fé aos nossos corações.
Jesus não disse que veio trazer uma verdade. Ele disse "Eu sou a verdade..." Jesus não veio trazer simplesmente uma religião, nem uma filosofia, nem um conjunto de regras como código de conduta. Jesus veio trazer Ele mesmo. Ele é a ressurreição e a vida. Para receber esta vida temos que conhecê-lo devemos saber quem Ele é, de onde veio, o que Ele falou, o que Ele fez, onde Ele está, etc.









PARTE 1
ESTUDO DIRIGIDO








Princípios Elementares do
Reino de Deus


COMO USAR ESTA APOSTILA
Com este material, não queremos trazer todo o ensino já mastigado para você. Queremos, sim que você tenha contato com Deus e sua Palavra, e que receba revelação e conhecimento de Jesus Cristo, pela oração.
Esta apostila está dividida em três tópicos:
1º. Tópico ñ JESUS SUA VIDA E SUA OBRA.
2º. Tópico ñ A ORDEM QUE O SENHOR JESUS NOS DEU.
3º. Tópico ñ A PORTA DO REINO DE DEUS.
Cada tópico está dividido por lições. Cada lição tem quatro etapas diferentes de trabalho (A, B, C e D). Você deve executar cada etapa conforme as orientações abaixo:
A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO.
Nesta etapa você deve ler cada um dos textos indicados na ordem em que eles aparecem na apostila, memorizar, meditar e orar ao Senhor para ter revelação e anotar no seu caderno o que você aprendeu com cada texto.
Os textos desta apostila foram escolhidos cada um da melhor tradução daquele texto. Você deve memorizar o texto como está na apostila e não como está na sua Bíblia. Assim todos os irmãos terão memorizado os textos iguais e pela melhor tradução.
Somente passe para a próxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.
B. ESTUDO DIRIGIDO.
Agora você vai estudar completando as frases, preenchendo no lugar dos traços ( _ _ _ _ ). Importante: Cada traço corresponde a uma letra.
Se aparecer, por exemplo, a frase:Jesus Cristo é o_ _ _ _ _ _ Aparecem seis traços. A frase portanto deve ser preenchida com uma palavra de seis letras, nem mais nem menos. A resposta seria: Jesus Cristo é o Senhor.
LEITURA COMPLEMENTAR: Aqui você terá mais alguns textos para ler e meditar, enriquecendo assim o estudo de cada ponto. Para cada ponto estudado dentro da lição, haverá uma ou mais referências bíblicas.
C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
Esta etapa tem resumo do tópico que você está estudando. Esta é a catequese. Contém algumas perguntas e respostas, e os textos bíblicos que você deve memorizar correspondentes a cada lição no tópico.
D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
Esta etapa contém perguntas para serem respondidas, cada uma delas, referente ao respectivo ponto dentro de cada lição.



















I TÓPICO ñ JESUS SUA VIDA E SUA OBRA

L I Ç Ã O I

A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO
( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: Jo 1: 1-3; Fp 2: 5-8; I Pe 2: 22; At 10: 38.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.

B. ESTUDO DIRIGIDO.
1º. Jesus existia antes de todas as coisas ë (Jo 1: 1-3)
Jo 1: 1-3 ñ " No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez." (Verbo = Palavra).
a. O texto acima está falando sobre _ _ _ _ _.
b. Jesus nasceu em Belém; mas antes de se tornar homem Ele era o _ _ _ _ _ eterno.
c. O Verbo existia desde o _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Ele estava no princípio com _ _ _ _. Ele era _ _ _ _. Todas as coisas foram _ _ _ _ _ _ por intermédio d’Ele.
d. LEITURA COMPLEMENTAR: Cl 1: 15-17; Hb 1: 1-2.



2º . TORNOU-SE HOMEM ë (Fp 2: 5-8)
Fp 2: 5-8 ñ "... Cristo Jesus subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo, tornando se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."
a. Leia Jo 1: 14. O Verbo se fez _ _ _ _ _ humana na pessoa de _ _ _ _ _ de Nazaré.
b. Jesus quando encarnou, se _ _ _ _ _ _ _ _ da forma de Deus assumindo a _ _ _ _ _ de _ _ _ _ _ tornando-se em _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de _ _ _ _ _ _ e reconhecido em _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ se humilhou até a morte.
c. LEITURA COMPLEMENTAR: Jo 1: 14; I Jo 4: 2-3; I Tm 3: 16; Rm 8:3.



3º. SUA VIDA FOI PERFEITA E IRREPREENSÍVEL ë (I Pe2:22)
I Pe 2: 22 ñ " O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano".
a. Jesus nunca cometeu nenhum _ _ _ _ _ _.
b. Leia Jo 4: 34 e 8: 29. Jesus sempre fez a vontade do _ _ _.
c. LEITURA COMPLEMENTAR: Hb 4: 15; Hb 7: 26; I Jo 3: 5.



4º. SUA OBRA FOI TREMENDA E GRANDIOSA ë( At 10: 38)
At 10: 38 ñ "...Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espirito Santo e poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele".
a. Leia At 2: 22. Jesus fez muitos _ _ _ _ _ _ _ _ , prodígios e sinais.
b. Ele tinha se _ _ _ _ _ _ _ _ _ da forma de Deus; portanto, como homem, Ele precisava da unção do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ para fazer a obra de Deus.
c. LEITURA COMPLEMENTAR: At 2: 22; Jo 20: 30-31.
C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) VIDA E OBRA DE JESUS.
1º. JESUS É UM SER ETERNO.......................................................(Jo 1: 1-3)
2º. TORNOU-SE HOMEM..............................................................(Fp 2: 5-8)
3º. SUA VIDA FOI PERFEITA E IRREPREENSÍVEL................(I Pe 2: 22)
4º. SUA OBRA FOI TREMENDA E GRANDIOSA.......................(At 10: 38)
D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) Desde de quando Jesus existiu?
R:.............................................................................................................
2) O que significa o Verbo eterno se fazer homem?
R:..............................................................................................................................................................................................................................
3) A palavra diz que Jesus não cometeu nenhum pecado. O que isto significa?
R:..............................................................................................................................................................................................................................
4) Com que poder Jesus fez tantos milagres?
R:..............................................................................................................................................................................................................................

L I Ç Ã O I I

A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: II Co 5: 21; Is 53: 5-6; At 2: 24; At 2: 36; Fp 2: 9-11; Mt 24:30.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.

B. ESTUDO DIRIGIDO.
5º. MORREU PELOS NOSSOS PECADOSë(IICo5:21;Is53:5-6)
II Co 5: 21ñ "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que n’Ele fôssemos feitos justiça de Deus".
Is 53: 5-6 ñ "Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos".
a.O que Deus fez na cruz de Jesus foi uma troca: Jesus não conheceu pecado mas, na cruz Ele foi feito _ _ _ _ _ _ por nós. O castigo do pecado é a morte, mas Deus Pai colocou o _ _ _ _ _ _ que era nosso sobre _ _ _ _ _.
b. Foi tão grande o seu sofrimento que a Bíblia diz que Ele foi _ _ _ _ _ pelas nossas iniquidades.
c. Em Jesus, nós que éramos pecadores fomos feitos _ _ _ _ _ _ _ de _ _ _ _.
d. LEITURA COMPLEMENTAR: I Pe 2: 24; I Pe 3: 18; Gl 3: 13.

6º. JESUS RESSUSCITOU ë (At 2: 24)
At 2: 24 ñ "... Ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte..." (Grilhões = Cadeias).
a. Leia Rm 1: 4. A _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de Jesus é a maior prova de que Ele é _ _ _ _ _ de Deus.
b. Rm 14: 9. Jesus ressuscitou para ser o _ _ _ _ _ _.
c. LEITURA COMPLEMENTAR: I Co 15: 4-8; At 1: 1-3; Pe 1: 3.

7º. JESUS FOI EXALTADO ë (At 2: 36; Fp 2: 9-11)
At 2: 36 ñ "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo".
Fp 2: 9-11 ñ "... pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".(Exaltou = Engrandeceu).
a. Leia Mt 28: 18
b. Quando Jesus foi recebido no Céu, Deus o fez _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _.
c. Todos os poderes do Céu e da terra estão subordinados a _ _ _ _ _.
d. Jesus tem _ _ _ _ a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ nos céus e na terra.
e. Ele é _ _ _ _ _ _ sobre todas as coisas.
f. LEITURA COMPLEMENTAR: Ef 1: 20-22; I Pe 3: 22.

8º. JESUS VOLTARÁ ë (Mt 24: 30)
Mt 24: 30 ñ "Então aparecera no céu o sinal do Filho do homem: Todos os povos da terra lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória".
a. A vinda do Senhor será repentina (de repente).
b. Leia Ap 1: 7. A vinda do Senhor será v i _ _ _ _ _.
c. Leia I Ts 4: 16. Na vinda do Senhor os mortos em Cristo r _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
d. Leia I Co 15: 51-52. Na vinda do Senhor, nós os vivos, seremos t _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
e. Leia II Tm 4: 1. O Senhor virá para _ _ _ _ _ _ os vivos e os mortos.
f. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt 24: 44; Jo 14: 2-3; At 1: 11; Tg 5: 7; I Ts 4: 13-18.
C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
5º. MORREU PELOS NOSSOS PECADOS..............(II Co 5: 21; Is 53: 5-6)
6º. JESUS RESSUSCITOU..................................................................(At 2: 24)
7º. JESUS FOI EXALTADO............................................(At 2: 36; Fp 2: 9-11)
8º. JESUS VOLTARÁ........................................................................(Mt 24: 30)
D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) O que Jesus levou sobre si na cruz?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................
2) O que a ressurreição de Jesus prova?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................
3) O que Jesus recebeu na sua exaltação?
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) Como será a vinda de Jesus?
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................










II TÓPICO ñA ORDEM QUE O SENHOR JESUS NOS DEU.
L I Ç Ã O I I I
A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO
( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: Mt 28: 18-20; At 2: 38.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.
B. ESTUDO DIRIGIDO.
1º. O QUE JESUS NOS MANDOU FAZER? ë (Mt 28: 18-20)
Mt 28: 18-20 "Jesus, aproximando-se, falou-lhes , dizendo: toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos."
a. Aquele que tem toda autoridade mandou: fazer _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ _ _ _ - _ _ em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a _ _ _ _ _ _ _ todas as coisas que Ele ordenou.
b. O livro de Atos nos mostra a Igreja fazendo_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ como Jesus mandou.
c. As cartas dos apóstolos eram lembranças e correções para que a igreja não deixasse de batizar e não esquecesse de ensinar a _ _ _ _ _ _ _ todas as coisas que Jesus _ _ _ _ _ _ _ .
d. Hoje, que já passou muito tempo, o trabalho da Igreja é outro ou ainda é o mesmo? Resposta: É _ _ _ _ _ _.

2º. DO QUE DEVEMOS FALAR PARA FAZER DISCÍPULOS? ë(At 2: 22-29)
Leia At 2: 22-39.
a. Aqui nós vemos a Igreja começando a fazer _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
b. Veja bem a pregação de Pedro, ela se divide em duas partes:
c. Nos versículos 22-36 ele fala de Jesus.
(v.22) Ele fez muitos _ _ _ _ _ _ _ _, prodígios e sinais.
(v.23) Ele foi _ _ _ _ _.
(v.24-32) Ele _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
(v.33-35) Ele foi _ _ _ _ _ _ _ _ a direita de Deus.
(v.36) Ele é _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _.
d. No versículo 37 nós vemos a reação do povo. Eles perguntaram: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ ?
e. No v.38 Pedro responde a eles como fazer, e lhes dá alguns mandamentos. Esta é a Porta de entrada do Reino de Deus.
f. Esta foi a pregação de Pedro: Primeiro ele falou de _ _ _ _ _ depois ele deu alguns mandamentos. Esta é a _ _ _ _ _ do Reino de Deus.
"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo."
g. Vemos aqui que a Porta do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ é formada de três passos:
g.1. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ - _ _ _.
g.2. cada um de vós seja _ _ _ _ _ _ _ _ em nome de Jesus Cristo...
g.3. e recebereis o _ _ _ do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
h. Estes três passos devem ser dados na entrada:
. O primeiro passo é o _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
. O segundo passo é o _ _ _ _ _ _ _.
. O terceiro é o _ _ _ do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
i. Depois de entrar pela Porta, o novo discípulo deve aprender a _ _ _ _ _ _ _ todas as coisas que Jesus _ _ _ _ _ _ _; este é o CAMINHO DO REINO. (Mt 28: 20).
j. Este Caminho tem um objetivo, um alvo a alcançar (isto você vai aprender na apostila 2).
k. No _ _ _ _ _ _ _, aprendemos a guardar todas as coisa que Jesus ordenou.
l. LEITURA COMPLEMENTAR : Mc 16:15.

C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
ñO QUE JESUS NOS MANDOU FAZER?
R: Jesus nos mandou fazer discípulos - Mt 28: 18-20
ñDO QUE DEVEMOS FALAR PARA FAZER DISCÍPULOS?
R: Falar de Jesus e da Porta do Reino
ñQUAL É A PORTA DO REINO?
R: Arrependimento, Batismos nas Águas e dom do Espírito Santo (At 2: 38)
ñQUAL É O CAMINHO DO REINO?
R: Guardar todas as coisas que Jesus ordenou - Mt 28: 20


D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) O que é um discípulo?
R:.............................................................................................................................................................................................................................

2) É comum encontramos pessoas que se dizem convertidas, crêem que são salvas e dizem que o seu alvo é serem submissas a Jesus. O que você pensa sobre isso?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) At 2: 22-39 Fala da proclamação de Jesus e da Porta do Reino. O que cada uma delas produz?
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) O que o novo discípulo deve aprender depois de passar pela Porta?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5) Porquê devemos nos acostumar com o termo discípulo?
R:...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................










III TÓPICO ñ A PORTA DO REINO DE DEUS
L I Ç Ã O I V
A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: Mc 8: 34-36; Lc 14: 33.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.
B. ESTUDO DIRIGIDO.
1º. ARREPENDIMENTO ë (Mc 8 :34-35; Lc 14: 33)
Mc 8: 34-35 "Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, salva-la-á."
Lc 14: 33 "Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."
a. Cada homem vive como dono de sua vida. Isto é o pecado: a INDEPENDÊNCIA DE DEUS.
b.O arrependimento é a MUDANÇA DE ATITUDE INTERIOR: abandonar a i _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, e se tornar DEPENDENTE DE DEUS.
c. Para isso o homem deve: _ _ _ _ _ - _ _ a si mesmo, _ _ _ _ _ a sua cruz, isto é _ _ _ _ _ _ a sua vida, _ _ _ _ _ _ _ _ _ a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs(Lc 14:26) e _ _ _ _ _ _ _ _ _ a tudo quanto tem.
d. Portanto arrependimento é: mudança de _ _ _ _ _ _ _ interior; atitude depois do arrependimento: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de DEUS.
e. Esta mudança acontece quando nós: _ _ _ _ _ _ _ a nós mesmos, tomamos a _ _ _ _, perdemos a _ _ _ _, e renunciamos a _ _ _ _ quanto temos.
f. LEITURA COMPLEMENTAR: Lc 14: 26-33; Mt 10: 37.
C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
ñ O QUE É ARREPENDIMENTO?
R: Arrependimento é uma mudança de atitude interior.
ñ QUAL A MUDANÇA INTERIOR QUE ACONTECE NO ARREPENDIMENTO?
R: Deixar de ser independente, para ser dependentes de Deus.
ñ O QUE É NECESSÁRIO PARA MUDAR DE ATITUDE?
R: Negar-se a si mesmo, tomar a cruz, perder a vida e renunciar a tudo (Mc 8: 34-36 e Lc 14:33).
D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) Qual o problema do homem com Deus. E qual é a solução para este problema?
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) Algumas pessoas têm entendido que o arrependimento é abandonar alguns pecados mais grosseiros. O que você entende sobre arrependimento?
R:...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) O que é Evangelho do Reino?
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) Desenhe e Explique o exemplo da Árvore com seus galhos.
R:.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
DESENHO











5) Desenhe e Explique os três tipos de Homens.
R:................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
DESENHO







L I Ç Ã O V

A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: Gl 3: 27.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.
B. ESTUDO DIRIGIDO.

2º. BATISMO NAS ÁGUAS ë (Gl 3: 27)
Gl 3: 27 " Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes."

a. Quem crer e se arrepende, necessita ser _ _ _ _ _ _ _ _.
b. Ser batizado em Cristo é ser _ _ _ _ _ _ _ _ _ de Cristo; é ser colocado em _ _ _ _ _ _, enxertado em _ _ _ _ _ _, mergulhado em _ _ _ _ _ _. Estamos _ _ _ _ _ _ _ _.
c. Leia Rm 6: 3-6.
Nós fomos batizados em Cristo; portanto:
Fomos batizados em sua _ _ _ _ _, fomos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ com Ele na morte pelo _ _ _ _ _ _ _, foi _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ com Ele o nosso velho homem.
d. Leia Cl 2: 12.
Fomos sepultados com Ele no _ _ _ _ _ _ _, e também no batismo fomos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
e. Leia Ef 2: 5-6.
Estamos _ _ _ _ _ _ _ _ porque fomos batizados n’Ele; e juntamente com Ele o Pai: nos deu _ _ _ _, nos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e nos fez assentar _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ em Cristo Jesus.
f. Leia At 2:38.
Fomos batizados para _ _ _ _ _ _ _ _ dos nossos pecados.
g. Leia At 22: 16.
Nossos pecados foram _ _ _ _ _ _ _ no batismo.
h. LEITURA COMPLEMENTAR: Mc 16: 16; Rm 6: 3-6; Cl 2: 12; Cl 3: 3; II Co 5: 17; At 22: 16.



C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
ñ O QUE ACONTECE NO BATISMO NAS ÁGUAS?
R: Somos colocados em Cristo Jesus Gl 3: 27
D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) O que é Batismo nas Águas?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) O que nos une a Cristo?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) O que geralmente usamos para ilustrar a nossa união com Cristo através do batismo?
R:...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) O que é comum em todos os nove casos de batismo nas águas que encontramos no livro de atos dos apóstolos?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
L I Ç Ã O V I
A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( Leia , memorize, ore, medite e anote no seu caderno).
Textos: At 1: 8.
SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR O QUE APRENDEU E O QUE ANOTOU NO SEU CADERNO AO SEU DISCIPULADOR.
B. ESTUDO DIRIGIDO.
3º. DOM DO ESPÍRITO SANTO ë ( At 1: 8)
At 1: 8 "...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."
a. Ao receber o Dom do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, recebemos _ _ _ _ _, para ser testemunhas.
b. Leia At 2: 39.
A promessa é para _ _ _ _ _ aqueles que Deus chamar.
c. Leia At 2: 4; 10: 44-46 e 19: 6.
A experiência comum aos que recebem o Dom do Espírito Santo é: falar em _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
d. O batismo com o Espírito Santo é um dom (um presente) dado gratuitamente.
Não é um prêmio, nem é dado por merecimento.
e. O _ _ _ do Espírito Santo faz parte da _ _ _ _ _ do Reino de Deus; é para o início da vida cristã; não é um passo adiantado.
f. LEITURA COMPLEMENTAR: At 8: 14-17; 9: 17; 10: 44-47; 19: 1-7.
C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE).
ñ O QUE ACONTECE NO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
R: Recebemos poder para testemunhar, e podemos manifestar os dons, At 1:8.

D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS.
1) O que é batismo com o Espírito Santo?
R:............................................................................................................
2) Precisamos fazer algo para merecer o Batismo com o Espírito Santo?
R:............................................................................................................
3) O que é necessário para ser batizado no Espírito Santo?
R:.............................................................................................................................................................................................................................
4) O que você entende por falar em línguas?
R:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5) O batismo com o Espírito Santo é a mesma coisa que ser cheio do Espírito Santo? Porquê?
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6) Cite cinco bases bíblicas do Batismo com o Espírito Santo.
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PARTE 2
ORIENTAÇÕES PARA O DISCIPULADOR









Princípios Elementares do
Reino de Deus






ORIENTAÇÕES PARA O DISCIPULADOR
Nossa função deve ser vista não como aquele que faz ou ensina, mas como aquele que colabora. Quem faz é o Pai (Jo.15.1; I Co.3:5-9). O que devemos fazer? Nós devemos:
1. Ensinar o discípulo a usar o Novo Testamento. Mostra-lhe o índice, as abreviaturas dos livros, como encontrá-los, os capítulos e versículos, etc.
2. Ensinar o discípulo a orar e depender do Espírito Santo. Deve aprender a ler a Palavra e depender da orientação do Espírito Santo (I Jo.2:20,27). Isto ocorrerá enquanto ora e se entrega ao Senhor pedindo revelação (Mt. 11:25: Rm.8:26).
3. Estudar a Parte 1. Você deve estudá-la, lendo os textos, preenchendo as frases e memorizando a catequese. Só assim você poderá orientar o discípulo no estudo da apostila.
4. Estudar a Parte 2. Esta parte mais completa que a anterior contém uma explicação mais detalhada de cada ponto que é estudado ali. Portanto. para que você possa ser um mestre capaz de ajudar o discípulo é muito importante que você estude bem esta apostila.
5. Orientar o discípulo a usar a sua apostila. Leia com ele as orientações da introdução "COMO TRABALHAR NESTA PARTE’, que estão no início da apostila do discípulo. Explique bem como fazer cada etapa. Anime o discípulo para realizar a primeira etapa: "LEITURA, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÕES". Comunique confiança no Espirito Santo. Mostre que as coisas de Deus são simples e que ele vai receber revelação. Insista com ele Veja o que ele anotou no seu caderno e se realmente está buscando revelação e entendimento. Não permita que ele passe para a etapa seguinte sem que tenha feito todo esforço nessa etapa.
6. Supervisionar o estudo dirigido. Depois que o discípulo passar a segunda etapa você deve olhar a apostila dele para verificar como ele preencheu e completou as frases.
Quando houver erro: Você não deve dar a resposta certa, mas ajudar o discípulo para que ele mesmo corrija. Fale para ele ler novamente o texto bíblico. Lembre que a Resposta está sempre no texto da Bíblia. Acompanhe a leitura com ele, até que ele encontre a resposta certa.
Quando as respostas estão corretas: Se um determinado ponto está respondido corretamente, enriqueça o entendimento do seu discípulo compartilhando com ele sobre este assunto (que ele já respondeu), usando para isto aquilo que você aprendeu na apostila do discipulador. Assim, você está ajudando o discípulo a entender melhor.
7. Catequizar o Discípulo. Oriente o discípulo para memorizar as frases e os textos da catequese. Os textos deverão ser memorizados como estão na apostila do discípulo, porque foi escolhida a melhor tradução para cada texto, e também para que todos memorizem pela mesma tradução e haja uniformidade.
Em cada encontro com o discípulo, você deve aproveitar para ter alguns minutos de catequese. Naquelas partes em que a catequese é com perguntas e respostas, você deve fazer as perguntas e o discípulo responder. Também devem ser memorizadas as referências dos textos.
8. Estimular o discípulo a aplicar a Palavra em sua vida para ser obediente e não um mero ouvinte.






I TÓPICO ñ JESUS SUA VIDA E SUA OBRA

1º. JESUS É UM SER ETERNO ë (Jo 1: 1-3)
Muitos pensam que Jesus é um ser que começou a sua vida quando nasceu em Belém da Judéia. Mas isto não é verdade. Todos nós começamos nossa vida quando somos gerados no ventre de nossa mãe. Antes não existíamos. Mas não foi assim com Jesus. Ele existia muito antes de nascer em Belém. Não como homem, mas como o Verbo de Deus. O Verbo não foi criado. Ele era Deus e sempre existiu. Ele fez todas as coisas. Grandioso é Jesus. (Leia também Cl.1:15-17 e Hb.1:1-3).

2º . TORNOU-SE HOMEM ë (Fp 2: 5-8 ; Jo 1 : 14)
Que tremenda é esta verdade! O Verbo Eterno, criador de todas as coisas, se esvaziou de sua glória e assumiu a forma de homem. Imagine um homem se transformando num verme! Isto ainda seria muito pouco para comparar com o esvaziamento do Verbo, porque seria uma criatura assumindo a forma de outra criatura inferior. Mas quando o Verbo se fez carne, foi algo muito mais tremendo! Foi o próprio Criador assumindo a forma de uma de suas criaturas. A humilhação de Jesus não começou na cruz, mas começou em Belém da Judéia. Maravilhoso é Jesus (leia também I Jo.4:2-3; I Tm.3:16; Rm.8:3).
Nunca é demais salientar que nossa fé é no Deus-homem, Jesus Cristo. Quando o Verbo se fez carne Ele se esvaziou da glória de Deus (Jo. 17:5). Isto é, Ele se esvaziou dos Atributos (qualificações e capacidades) de Deus, mas nunca deixou de ser a mesma Pessoa do Verbo. Ele continuou sendo O Verbo, mas agora em carne humana esvaziado de Sua glória, mas não totalmente. Ele mantinha em sua humanidade toda glória possível da verdade da graça de Deus (Jo. 1:14). Isto é um mistério (I Tm.3:16).

3º. SUA VIDA FOI PERFEITA E IRREPREENSÍVEL ë (I Pe2:22)
Primeiro Jesus se esvaziou tornando-se homem. Depois, como homem, continuou se esvaziando. De que forma? Não fazendo nunca a sua própria vontade. O texto de Fp. 2:8 diz: "...se humilhou, sendo obediente até a morte..." Qual foi o pecado de Adão? Fez a sua própria vontade. Agora, Jesus, como último Adão (I Co.15:45), veio para fazer sempre a vontade do Pai (Jo.4:34 e 8:29). Por isso a escritura diz que Ele não cometeu pecado. Porque Ele nunca fez a sua própria vontade. O diabo tentou a Jesus desde o princípio para que Ele fizesse a sua própria vontade, mas Jesus permaneceu obediente ao Pai até a morte e morte de cruz. Santo é Jesus. (Leia também Hb.4:15, 7:26; I Jo.3:5).


4º. SUA OBRA FOI TREMENDA E GRANDIOSA ë( At 10: 38)
Na vida de Jesus, não admiramos somente a sua santidade, mas também o poder que se manifestou no seu ministério. Ele fez muitos milagres, prodígios e sinais (At 2: 22). Ele curou enfermos, deu vista aos cegos, ressuscitou mortos, andou sobre as águas, multiplicou alimentos, pregou às multidões, fez discípulos e ensinou-lhes como agradar ao Pai. Com que poder Ele fez isto? Ele não fez nada como Deus. Ele havia se esvaziado da forma de Deus e vivia como homem. Portanto, Ele necessitava do poder do Espírito Santo para fazer a obra de Deus. Por isso o Pai se alegrou tanto no seu batismo, porque ali Ele veio também para receber a unção do Espírito Santo (Mt 3: 13-17). Era novamente um esvaziamento de Jesus, assumindo a limitação como homem e a sua necessidade do Espírito Santo para cumprir o seu ministério. Tremendo é Jesus. (Leia também Jo 20: 30,31).

5º. MORREU PELOS NOSSOS PECADOSë(IICo5:21;Is53:5-6)
Todas as pessoas falam e até os incrédulos sabem que Jesus morreu pelos nossos pecados. Mas não temos revelação espiritual enquanto não sabemos porque foi necessária esta morte. Por que Deus exigiu a vida de seu único Filho?
Para conhecermos o amor de Deus, é necessário conhecer também sua santidade e justiça . Deus é perfeitamente justo. Não pode suportar nem mesmo aquilo que para os homens seria um "pequeno erro". Sua santidade se ofende com qualquer forma de pecado e sua justiça exige um castigo e punição (Rm 1:18). Assim é Deus.
Se a exigência é assim tão grande, e se só um homem totalmente perfeito pode agradar a Deus, então quem poderá agradá-lo? Será que existe alguém que preenche as condições? A resposta clara da escritura é não. "... Não há justo, nem sequer um..."(Rm 3:10); "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus"(Rm 3:23). E qual a consequência disto? "... o salário do pecado é a morte..."(Rm 6:23). Esta é a morte eterna, o castigo eterno. Quem está sujeito a este castigo? Toda a raça humana.
Quando o Espírito de Deus nos convence do pecado, da justiça e do juízo, então entendemos como estamos mal diante de Deus e como é grande a nossa dívida para com Ele. Conhecemos a nossa culpa e perdemos a paz. Só então começamos a compreender porque Jesus morreu. Ele morreu para satisfazer a justiça e a sua ira. Por isso Isaías disse: "... ao Senhor agradou moê-lo..."(Is 53:10).
Se nós somos culpados diante de Deus como podemos ter paz com Ele? Temos paz quando estendemos que Jesus pagou o nosso castigo: "... o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele" (Is 53:6). Jesus pagou a nossa dívida, Aleluia! Por isso, agora podemos ter paz com Deus (Rm r:1). Vejamos abaixo um quadro completo do significado amplo da morte de Jesus.


1º Consequência do Pecado:
ëO homem ofendeu a santidade de Deus e provocou a sua ira (Rm 1:18).
ëPor causa disto o homem está condenado ao castigo eterno (Rm 6:23).
ëTambém o homem se tornou escravo de Satanás e do pecado (Ef 6:23).
ëE mais ainda, o homem perdeu a comunhão com Deus. Não pode mais se relacionar com Ele (Is 59:2).

2º A Morte de Jesus é a solução para cada um destes problemas:
ëA morte de Jesus foi Propiciatória (Rm 3:25; Hb 2:17; I Jo 2:2; 4: 10). A propiciação quer dizer que a morte de Jesus na cruz foi para satisfazer a justiça de Deus. Não que dizer que a sua ira foi eliminada, mas que foi satisfeita.
ëA morte de Jesus foi um sacrifício (Ef 3:24; Ef 1:7). Isto que dizer que a sua morte foi Substitutiva (I Pe 2: 24; 3:18). Foi uma troca, o justo castigado no lugar dos injustos. Significa que o nosso castigo já foi pago.
ëA morte de Jesus foi Redentora (Rm 3:24; Ef 1:7). Isto significa que Ele nos Resgatou (Gl 3:13). Ele que não era escravo de Satanás, foi até o "mercado de escravos" e nos livrou (Hb 2:14,15), nos comprou pagando o preço de resgate. E que preço foi este? O seu precioso sangue (At 20:28; Ap 5:9).
ëA morte de Jesus foi Reconciliadora (II Co 5: 18-21; Cl 1: 21,22). Reconciliar que dizer fazer a paz. Isto quer dizer que, afastadas barreiras, o homem pode novamente restabelecer relações com Deus. Como já houve propiciação, sacrifico e redenção, agora Deus reaproxima o homem d’Ele e faz com que o homem goze novamente de sua amizade e amor. Amado é Jesus.
6º. JESUS RESSUSCITOU ë (At 2: 24)
Se a morte de Jesus está coberta de sentido e de glória, quanto mais a sua ressurreição! As escrituras nos mostram vários aspectos da ressurreição de Jesus e seu amplo significado. Vamos ver os principais.
1º A Ressurreição de Jesus é a Sua vitória sobre a morte (I Co 15: 54-57).
O que é a morte? A morte não é deixar de existir. A morte física ocorre quando o espírito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o espírito, a alma e o corpo, então aconteceu a morte física.
Para vencer a morte, Jesus necessitava de uma ressurreição física, a ressurreição do corpo. Um corpo com carne e ossos, e não um espírito (Lc 24: 41-43). Este corpo ainda tinha até as marcas da cruz (Jo 20: 20, 24-27). Entretanto era um corpo transformado. Não estava preso ao espaço nem ao tempo. Podia aparecer e desaparecer (Lc 24: 31; Jo 20: 19,26).
Com a ressurreição física, Jesus passou novamente a ter unidade entre seu espírito, alma e corpo. Desta maneira Ele venceu a morte ( I Co 15: 54).
2º A Ressurreição é que Produz a Fé no Senhor (Rm 10:9)
A fé dos discípulos "entrou em parafuso" depois da morte de Jesus (Jo 20: 19, 25; Lc 24: 21,22). Esta fé foi restabelecida quando Jesus ressurreto apareceu aos discípulos (Jo 20: 8, 20). Sem a ressurreição física quem creria no crucificado? Mas pela sua ressurreição Ele foi comprovado como Filho de Deus (Rm 1: 4; At 13: 33) e como Juiz universal (At 17: 31).
3º A Ressurreição de Cristo é o Fundamento de nossa união com Ele.
A nossa fé em Jesus não é um simples pensamento da nossa mente, nem é uma mera aceitação mental das coisas que ouvimos sobre Ele. Nossa fé n’Ele é poderosa porque nos une a Ele. Toda nossa vida é "Em Cristo"( Paulo usa essa expressão 164 vezes). O pecador só pode ser abençoado pela obra de Cristo quando é Unido a Ele. Entretanto, nós somos homens , e a igreja, apesar de ser um organismo celestial, é um organismo humano, era necessário ser homem para sempre. Por isso necessitava de um corpo humano . Sem a ressurreição do corpo, Cristo teria deixado de ser humano. Pela ressurreição física o senhor se tornou homem eternamente, com um corpo transfigurado e glorificado. Ele é agora o "homem do céu"(I Co 15: 47), é o filho do homem que está no meio dos candeeiros (Ap 1: 13), é o Cabeça de uma nova raça (Ef 1: 22,23). Aleluia!
A ressurreição de Cristo é, portanto, aquilo que faz a grande diferença entre a fé cristã e uma religião de homens. Homens como Buda, Maomé, Alan Kardek e outros, que fundaram suas religiões. Mas onde eles estão hoje? Estão mortos. Isto prova que eles não venceram o salário do pecado. Os seguidores destes homens não tem nada mais do que um livro de regras e doutrinas. Eles estão sós. Se este livro não salvou seus escritores, muito menos salvará seus seguidores. Mas nós não temos uma religião, um livro de doutrinas morto e sem poder. Temos uma pessoa viva em nós e nós n’Ele. Esta é a esperança da glória (Cl 1: 27).
4º A ressurreição de Jesus é a Base de nossa ressurreição
A ressurreição do corpo somente é possível pela ressurreição do Senhor Jesus. Pela sua ressurreição Ele glorificou e transfigurou a humanidade n’Ele. Ele é as primícias ( I Co 15: 20,23; Cl 1: 18). Sua vitória sobre a morte garante a nossa própria ressurreição (Rm 8: 11; I Ts 4: 14). Seu corpo de glória é o padrão de nossos futuros corpos (Fp 3: 20,21; I Co 15: 48, 49. Glorioso é Jesus.

7º. JESUS FOI EXALTADO ë (At 2: 36; Fp 2: 9-11)
Que verdade gloriosa! Como gostamos de ler, falar, repetir e até cantar esta palavra! "Todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor".
Os homens do tempo de Jesus, inclusive os sacerdotes judeus, julgaram a Jesus como um criminoso, e o desprezaram. Mas Deus tinha um julgamento totalmente oposto ao dos homens. Que dia tremendo foi aquele quando Pedro se levantou e falou: Esteja absolutamente certa, pois, toda casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo".
Há, entretanto, uma verdade que deve ser lembrada e bem aclarada: Antes de vir a este mundo o verbo tinha toda a glória de Deus (Jo 17: 5). Mas era o Verbo de Deus; era Deus; não era um homem. Agora, o Verbo encarnado em Jesus, depois do sofrimento da cruz e da ressurreição física, é recebido nos céus como homem. Como homem Ele é exaltado. como homem Ele se assenta a direita de Deus Pai e recebe um nome acima de todo nome. Aleluia! Há um homem sentado no trono do universo: Jesus, o filho do homem, o cabeça de uma raça redimida.
No entanto, nunca esqueçamos do mistério (I Tm 3: 16). Jesus é nosso Deus-homem. Ao ser exaltado Ele recebeu de volta toda glória como Deus (Jo 17:5). Ele tem toda divindade (Cl 2:9). Ele tinha reafirmado que só Deus podia ser adorado e cultuado (Mt 4: 10), entretanto Ele aceitou essa adoração (Mt 14: 33; 15: 9; Jo 20: 28 - ver ainda Hb1: 6 e Ap 5: 8-14). Ele é onipresente (Está em todo lugar - Mt 18: 20 e 28: 20), é onisciente (Sabe todas a coisas - Jo 21: 17; Cl 2: 2-3) e onipotente (Tem todo poder - Ap 1: 8). ele é Deus (Tt 2:13; Rm 9:5; cl 2: 2 e I Jo 5: 20).
Que coisas incompreensíveis acontecem neste grandioso mundo desconhecido que chamamos céu! Nossa mente não pode imaginar que coisas tremendas acontecem do outro lado do véu. Mas basta que a igreja compreenda uma coisa: tudo que se opera ali, é feito pela autoridade de seu Senhor e nada se faz sem a sua iniciativa. Majestoso é Jesus. (Leia também At 2: 33-36).

8º. JESUS VOLTARÁ ë (Mt 24: 30)
Que bendita esperança! O Senhor glorificado virá e se manifestará ao mundo. Este será sem dúvida o dia mais tremendo que esta terra terá conhecido. Para muitos será um dia de terror e lamentação. Para nós, porém, será um dia de júbilo e de alegria incomparável.
O que a Bíblia ensina sobre esse dia? O assunto é tão amplo e com tantas implicações, que alguns textos são motivo de discussão, e dão origem a interpretações diferentes. A maior parte do ensino, entretanto, se refere a coisas claras e indiscutíveis. São estes textos claros e sem discussão que queremos apresentar aqui.
Leia cada um dos textos com atenção e Alegre-se no Senhor.
1º A vinda do Senhor foi predita (profetizada)
ëPelos profetas Zc.14:3-5
ëPor João Batista Lc.3:3-6
ëPor Jesus Cristo Jo.14:2,3
ëPelos anjos At.1:11
ëPelos apóstolos Tg.5:7; I Pe.1:7-13; I Ts.4:13-18

2º A vinda do Senhor será:
ëPessoal (e corporal) Jo.14:3; At.1:10-11
ëVisível Ap.1:7; I Jo.3:2-3
ëLiteral (real) I Ts.4:16
ëRepentina (de surpresa) Mt.24:42-44; I Ts.5:1-3
3º O Senhor virá para:
ëRessuscitar os mortos em Cristo I Ts.4:16; I Co.15:22-23
ëTransformar os vivos a imortalidade I Co.15:51-53
ëArrebatá-los para encontrá-lo nos ares I Ts.4:17
ëJulgar e recompensar os santos II Co.5:10; I Co.3:12-15
ëCasar com a noiva Ap.19:7-9; 21:2; II Ts.2:8
ëDestruir o anti-cristo II Ts.2:8
ëJulgar as nações Mt.25:31-33
ëJulgar a todos II Tm.4:1
ëAcorrentar a Satanás por mil anos Ap.20:2-3
ëEstabelecer seu reino milenar Ap.20:4-6
"Certamente venho sem demora. Amém. Vem Senhor Jesus"
Ap.22:20













II TÓPICO ñA ORDEM QUE O SENHOR JESUS NOS DEU

Esta foi a última palavra de Jesus aos seus discípulos. Até parece que este é o ponto mais alto do Novo Testamento. É como se o Senhor estivesse todo o tempo preparando o terreno para dar essa palavra. Depois de fazer tudo o que o Pai lhe encomendara, finalmente o Senhor podia dar esta ordem: FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES.
Podemos negligenciar este mandamento? Ou podemos fazê-lo de qualquer jeito, ou da maneira que acharmos melhor? Não. Devemos buscar toda a diligência e procurar entender bem. O Senhor ressuscitado nos deu uma ordem e devemos cumpri-la à risca.
O Senhor não nos mandou juntar gente para fazer reuniões. Os sermões tem o seu lugar e, certamente, devemos cantar e louvar. Contudo, o fundamental é FAZER DISCÍPULOS. A não ser que isto esteja bem entendido e praticado dentro de uma clara estratégia, todas as outras coisas importantes serão a casca de uma fruta oca. Serão um amontoado de atividades sem conexão, sem propósito e sem valor eterno.
Nesta parte não pretendemos comunicar tudo o que está envolvido neste mandamento . Mas queremos entender o essencial.
1. O QUE É UM DISCÍPULO?
Comecemos com uma declaração objetiva: Um discípulo é alguém que crê em tudo o que Cristo disse, e faz tudo o que Cristo manda.
É importante entender que no contexto do Novo Testamento não existe alguém que seja convertido e não seja um discípulo. Convertido, salvo, discípulo, são todos termos que se referem a uma mesma pessoa, sendo que, cada termo salienta um aspecto diferente da vida ou experiência desta pessoa:
ëSalvo: o que foi liberto da condenação e do poder do pecado.
ëConvertido: que passou por uma transformação de mente.
ëDiscípulo: seguidor, praticante do ensino do mestre, submisso.
ëCrente: aquele que crê.
Cada um destes termos tem um significado diferente, mas todos eles são aplicados a uma mesma pessoa. Se não entendemos bem isto viveremos em confusão. Por quê?
Porque é comum encontrarmos pessoas que se dizem convertidas, crêem sinceramente que são salvas, mas que, contraditoriamente a isto, dizem que o seu alvo é serem submissas a Cristo. O seu desejo é "um dia" serem consagradas e totalmente entregues ao Senhor. Ora, isto é uma grande confusão, pois como alguém é convertido, se não se entregou total e incondicionalmente a Jesus Cristo (Mt 7: 21), renunciando a tudo quanto tem (Lc 14: 33) e a própria vida (Lc 14: 26)? Tudo isso é condição para alguém se converter.
Sabemos também, e isto afirmamos com tristeza, que um espírito de falsa profecia semelhante ao que havia em Israel nos tempos de Jeremias, tem enganado a muitos. Naqueles dias, quando o povo estava sob a condenação de Deus por causa da sua rebelião, falsos profetas diziam que havia paz com Deus, levando o povo ao engano (ver Jr 6: 14; 23: 16,17). Este engano é que impedia o povo de experimentar um verdadeiro arrependimento.
Neste dias Deus está restaurando o entendimento do evangelho do reino, para que se cumpra a palavra profética de Ml 3: 18. Aquele que pretende ser um convertido sem ser um discípulo, não encontrou tal pretensão nas escrituras.
Um convertido é mais que um crente. É um discípulo.
Podemos nos referir a uma pessoa que está no reino de deus usando qualquer um dos termos que aparecem nas escrituras, mas devemos nos acostumar a usar o termo discípulo porque:
1ª É o termo mais abrangente. Expressa com mais exatidão a realidade da vida de alguém que pertence ao Reino de Deus.
2ª É o termo que Jesus, os Apóstolos e os primeiros irmãos escolheram. O termo "discípulo" aparece 260 vezes no N.T o termo "crente" aparece 15 vezes.

2º. DO QUE DEVEMOS FALAR PARA FAZER DISCÍPULOS? ë(At 2: 22-29)
Para responder esta pergunta, devemos primeiro ler At 2: 22-39. Aqui nós observamos a primeira investida da igreja, quando ela começa a obedecer o mandamento de Jesus. Qual o conteúdo da mensagem de Pedro? Esta pregação se divide basicamente em duas partes:
1ª- Pedro fala sobre Jesus, sua vida e sua obra.
Vs. 22 - Fala dos milagres, prodígios e sinais (obra tremenda e grandiosa).
Vs. 23 - Fala da sua morte na cruz (mostrando que o Pai o entregou).
Vs. 24-32 - Fala da sua ressurreição usando duas provas: as promessas feitas a Davi (vs. 24-32) e o testemunho deles mesmos, que viram a Jesus ressuscitado (vs. 32).
Vs. 33-35 - Fala da exaltação de Jesus.
Vs. 36 - Proclama que Jesus é Senhor e Cristo.
Esta proclamação sobre Jesus, sua vida, morte, ressurreição, etc…, é o que vai produzir fé no coração daquele que ouve. Ninguém pode experimentar um novo nascimento, se não for pela fé do Senhor ressuscitado (Rm 10.9). Esta proclamação não pode ser formal ou acadêmica. Mas deve ser dada com simplicidade, alegria, autoridade e unção do Espírito Santo. Aquele que proclama deve estar cheio de fé, para que possa transmitir fé ao que ouve.


2ª- Pedro fala a eles o que fazer para entrar no Reino de Deus.
Quando os que ouviam Pedro deram crédito a sua palavra e temeram (vs.37), então Pedro lhes deu a segunda parte da sua mensagem (vs.38). Na primeira parte (vs.22-36), Pedro falou do que Jesus fez. Agora ele vai falar do que Jesus quer que nós façamos.
Aqui há uma indicação clara. São três passos distintos que cada um deve dar para entrar no reino de Deus. Podemos dizer que esta é a Porta do reino. A fé na proclamação de Jesus não é a própria entrada no reino. A fé é a base, é aquilo que vai me dar poder para entrar, vai me dar poder para ser um filho de Deus (1Jo 1.12). A fé não é a Porta de entrada, ela é o que dá poder para entrar. A porta de entrada do reino se constitui em:
Arrepender-se
Ser batizado em nome de Jesus e
Receber o dom do Espírito Santo.
Vimos então que Pedro falou de duas coisas. Falou de Jesus e da porta do reino. Isto é o que nós devemos falar para fazer discípulos.
Falar da obra de Jesus na esperança de que os homens creiam, sem colocar as condições para ser um discípulo, produz uma fé que não tem como se expressar, e logo se torna uma fé morta. Este tem sido um dos principais erros da igreja neste século. Por outro lado, falar das demandas (exigências) do reino, sem comunicar a graça de Jesus Cristo, produz uma religiosidade legalista e sem poder. Do mesmo modo que, estar arrependido e batizado sem ter recebido o dom do Espírito Santo, implica numa vida infrutífera no desempenho do seu serviço.
É necessário comunicar a Verdade sobre Jesus e os Mandamentos do versículo 38. A Verdade produz Fé para obediência, os Mandamentos direcionam essa obediência e a Promessa capacita para o testemunho.
Isto é o que nós devemos falar para fazer discípulos.
3ª . COMO SE COMPLETA A OBRA DE FAZER DISCÍPULO?
A obra não termina aqui. Quando alguém crê, se arrepende, se batiza e recebe o dom do Espírito Santo, recém entrou pela Porta . Jesus disse que agora é necessário ensiná-lo a guardar todas as coisas que Ele ordenou. Este é o Caminho do reino (Mt 7.13-14). Sabemos também que o Senhor tem um objetivo, um propósito definido para nossa vida. Este é o alvo, ou a meta que devemos alcançar.
Estas três palavras: Porta, Caminho e Alvo, nos ajudam muito a ver de uma forma simples, a obra que o Senhor nos encomendou. Podemos dizer que um Discípulo é aquele que entrou pela Porta do reino, está andando no Caminho e buscando diligentemente alcançar o Alvo. Agora necessitamos entender bem cada um destes três pontos:
1º. A Porta: É o assunto abordado no restante desta apostila, onde vamos estudar detalhadamente cada um dos três passos da porta.
2º. O Caminho: É todo o conselho de Deus. É tudo o que necessitamos aprender e praticar para chegar ao alvo. Não são estudos teóricos, nem ensinos de costumes e tradições de homens. É a sã doutrina (Tt 2.1; Mt 7.28). Se constitui de ensino para todas as áreas da vida. Este ensino será encontrado nas apostilas de número 3 em diante.
Os termos abordados serão:
ë Relação com Deus:
- a oração
- a palavra
- o jejum
- andar no Espírito, etc.


ë A Família:
- o papel do marido
- o papel da mulher
- educação de filhos
- obediência aos pais
- a relação sexual
- o noivado, etc.
ë A igreja:
- a restauração
- a unidade
- a ceia
- as reuniões
- a disciplina, etc.
ë A vida pessoal:
- a mansidão
- a humildade
- a fidelidade
- a pureza
- a amabilidade, etc.
ë O trabalho:
- relações com o patrão
- diligência
- o esmero
- a prosperidade, etc.
ë As finanças:
- mordomia
- dízimos e ofertas
- generosidade
- orçamento, etc.
3º . Alvo: É o assunto abordado na apostila: O Propósito Eterno de Deus.
III TÓPICO ñ A PORTA DO REINO DE DEUS

1. Arrependimento
É muito importante entendermos bem o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema com Deus. Ora, se não entendermos bem qual é o problema como podermos saber qual é a solução? Todo mundo que ouvir o evangelho deve ter esta luz, este entendimento: qual é o seu problema com Deus, e qual a solução do problema.
Para poder compreender, devemos analisar como tudo começou, como foi a queda do homem (Gn 3.1-7). Aqui nós temos a descrição da entrada do pecado no mundo. Geralmente se diz que o pecado de Adão foi a desobediência, mas isto não define exatamente o problema. Na verdade a desobediência já é um fruto do pecado, é uma conseqüência do pecado e não o próprio pecado.
A chave para chegarmos a este entendimento está nas palavras: "…como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (vs.5) e "…árvore desejável para dar entendimento" (vs.6). Por que o conhecimento era tão tentador para Adão? Por que queria tanto ter entendimento, a ponto de se arriscar ao castigo da morte que Deus tinha prometido? É simples. Até aquele momento, ele vivia numa relação de total dependência de Deus, necessitava da orientação de Deus para tudo, era dirigido por Deus e pela sua sabedoria (ver Pv 8.22-31). Para que ele queria o conhecimento e a sabedoria que vinham de uma árvore e não de Deus? Adão queria dirigir a própria vida, queria fazer sua própria vontade, ser seu próprio Deus. Adão queria Independência.
Isto não foi algo que Adão fez, foi uma decisão interior no seu coração. Uma disposição de ser Independente, de ser o dono de sua própria vida. O pecado foi consumado pela sua desobediência mas foi gerado por uma atitude interior de rebelião.
Quando Adão pecou, sua própria natureza humana se degenerou. O pecado se tornou parte de sua natureza, e, portanto, a herança de toda raça humana, pois todos são descendente dele (Rm 5.12.19). O problema de Adão, agora é o problema de toda raça humana. Qual é o nosso problema então?
O nosso maior problema aos olhos de Deus não está nas coisas erradas que fazemos, mas sim na nossa atitude interior de Independência e rebelião. Todos os pecados que cometemos são conseqüência desta disposição interior. Quando no meu interior há uma atitude de independência (sou dono da minha vida, faço a minha vontade), como conseqüência disto, os meus atos e as coisas que vou fazer no meu dia a dia não vão agradar a Deus. Entendemos então, que o problema principal é a independência (o pecado), enquanto que os atos pecaminosos (os pecados) são a conseqüência.
Aqui cabe uma pergunta: É suficiente que o homem abandone alguns pecados mais grosseiros (como os vícios, a orgia e a idolatria), e creia em Jesus para o perdão dos pecados, sem no entanto resolver o seu problema fundamental que é a independência? A resposta é não. Deus quer atingir a raiz do problema. Ele quer que mudemos de atitude, que abandonemos a independência e nos tornemos dependentes de Deus. A palavra do evangelho de Jesus, não é para curar superficialmente a ferida do homem. Deus quer tratar a causa do problema e não apenas a conseqüência. E para isto Ele mandou o seu filho Jesus. Ele não veio trazer apenas o perdão dos pecados mas veio trazer a solução do problema do pecado e da rebelião. E como fez isto? Pregando o evangelho do reino (Mt 4.23; 9.35; Mc 1.14,15; Lc 4.43; 8.1; 9.60; 16.16). Os apóstolos também pregaram o evangelho do reino (At 8.12; 19.8; 20.25; 28.23,30,31).
O que é o evangelho do reino? O evangelho do reino é o fim da rebelião e da independência do homem. Deus quer perdoar, mas também quer governar, quer reinar sobre o homem. E este é o significado do arrependimento. No grego a palavra que aparece é "metanóia", que significa mudança de mente, mudança de atitude interior. Que mudança é esta? É a troca de uma atitude de independência para uma atitude de dependência. Da atitude de rebelião (faço o que eu quero) para a atitude de submissão (pertenço a Deus para fazer a sua vontade). Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudam também os nossos atos. Quando mudamos somente os nossos atos (deixamos de fazer algumas coisas que consideramos muito erradas), mas continuamos no interior com uma atitude de independência, estamos ainda em rebelião e necessitamos de arrependimento.
Vejamos abaixo a ilustração da árvore:
Atitude anterior
Atitude Nova
Rebelião
faço o que me dá na cabeça
Submissão
estou sujeito a Cristo em tudo
Independência
Dependência
Nesta ilustração, os galhos representam os pecados (os atos pecaminosos), e o tronco da árvore representa o pecado ( a atitude de rebelião e independência). Se cortarmos os galhos (os pecados), mas deixarmos o tronco (o pecado), o problema continua e logo os galhos vão começar a crescer novamente. Necessitamos é de cortar o tronco. Como fazer isto? Arrependendo-se. Isto é, abandonando a independência.
Pelo conceito comum, arrependimento é um mero sentimento de tristeza pelos pecados cometidos. Agora Deus está nos revelando algo mais sólido: por meio do verdadeiro arrependimento, temos o nosso interior totalmente mudado, vivemos uma nova vida, estamos com uma atitude correta diante do nosso Senhor. Aleluia!
Toda a pregação de Jesus estava impregnada dessa mensagem. Jesus não pregava um evangelho "fofinho", um evangelho de ofertas, mas pregava um evangelho contundente e extremamente exigente. Toda a sua pregação visava levar o homem a um verdadeiro arrependimento, a uma revolução interior. Ele mostrou de que maneira prática o homem poderia experimentar este arrependimento.
Que é necessário para se arrepender e se tornar um discípulo de Jesus? Basicamente quatro coisas:
1º- Negar-se a Si mesmo (Mc 8.34). Não é negar apenas alguns pecados. É...
2º- Tomar a cruz (Mc 8.34). Mas que é tomar a cruz? É...
3º- Perder a vida (Mc 8.35). Como ocorre isto? Devo morrer literalmente? Não. Esta é uma realidade espiritual, é o próprio arrependimento. Até hoje, a vida era minha, eu era meu dono. Mas agora, eu perco minha vida porque a entrego para Deus. A partir de hoje Ele é o meu dono. Deus só pode governar a minha vida se eu a entrego voluntariamente. Mas para fazer isto eu devo estar disposto a perdê-la. Mas arrependimento também envolve...
4º- Renunciar a tudo que possui (Lc 14.33). Se eu próprio já não pertenço a mim mesmo, muito mais as coisas que eu possuía. Agora tudo pertence a Deus. Família, emprego, casa, móveis, automóvel, salário, poupança, etc, tudo é de Deus.
Mas agora temos mais uma pergunta a responder: É esta a mensagem que a igreja tem pregado? Lamentavelmente não. A pregação da igreja tem sido muito mais a de um evangelho de ofertas do que do evangelho do reino. Mas alguém diria que não. Alguém diria que ultimamente Deus tem levantado a muitos na igreja falando sobre o reino e proclamando que Jesus é o Senhor. Bem, isto é verdade. Mas na essência a igreja não tem mudado muito a sua mensagem. Vamos analisar isto:
Quando Jesus colocava as condições do reino, Ele sempre começava com "se alguém quer ser meu discípulo…", e logo a seguir vinham as condições. Estas eram condições para ser um discípulo, para ser um convertido, um salvo. Eram condições para entrar no reino de Deus. Não era uma opção para ser mais consagrado, para crescer na fé, ou para se tornar pastor. O arrependimento, com tudo o que ele significa e produz, está na Porta de Entrada e não no caminho. Muitos estão pregando um evangelho "fofinho" (creia e mais nada), e depois querem estreitar o caminho. Mas quem vai querer perder a vida se na entrada já lhe prometeram salvação e vida eterna sem condição nenhuma? Esta pregação tem enchido a igreja de religiosos que não estão submissos a autoridade de Jesus. Devemos mudar esta situação, e o principal para isto é entender que:
A Submissão Total a Autoridade de Jesus não é uma Opção para o Salvo, mas uma Condição para Ser Salvo.
Em face desta verdade podemos observar que hoje há no mundo três tipos de homem. O primeiro não quer saber de Deus. O segundo está muito interessado em Deus. O terceiro vive para Deus. São eles:
O incrédulo: Não quer dizer necessariamente ateu. É alguém que não tem interesse em Deu. Qual é o seu problema? É que governa a sua vida. Controla todas as áreas de sua vida conforme a sua vontade e para seu próprio prazer. Tem o EU no centro de sua vida. Ele vive para si mesmo.
O religioso: É muito diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a Bíblia, ora, canta, vai a reuniões, chama Jesus de Senhor, etc. Mas qual o seu problema? O mesmo do incrédulo. Tem o EU no centro. Vive para si mesmo. E Deus? Deus existe para abençoá-lo, curá-lo, servi-lo e salvá-lo. É um quebra-galho. Este está pior que o incrédulo porque está se enganando.
O Discípulo: Não vive mais para si mesmo. Vive para Deus. Toda sua vida está estruturada em função da vontade de Deus. Jesus é o seu Senhor. Este experimentou um verdadeiro arrependimento. Que diferença entre um discípulo e um religioso! Que amor! Que prontidão! Que docilidade! Como cresce e frutifica! Graças a Deus pela revelação do seu reino!
Você deve ler com atenção os textos abaixo para ter mais esclarecimento e capacitação para ensinar a outros: Mt 5.20; 6.25-34; 7.13; 7.21-23; 8.18-22; 9.9; 10.37-39; 11.28-30; 13.44,45; 16.24,25; 19.29; Lc 9.23-26; 9.57-62; 12.29-34; 14.25-33; 18.18-30; Jo 12.24-26; At 3.19; 17.30.


2. O Batismo
Este é outro passo que está associado à porta do reino. Não é um passo do caminho. Não é para depois de algum tempo de vida cristã. Está na Porta. Quando falamos sobre arrependimento necessitamos esclarecer a diferença entre o que a Bíblia ensina e alguns conceitos errados que a igreja tem abraçado. Agora, ao falar sobre o batismo, também necessitamos este esclarecimento, porque este assunto do batismo, também está carregado de conceitos humanos que retiraram do batismo a sua tremenda importância e o rebaixaram a um plano inferior, afirmando que não passa de um mero "símbolo" de nossa morte com Cristo, ou, pior ainda, um simples testemunho público de nossa fé.
Mas o batismo é mais do que isto? Afirmamos que sim. O batismo está revestido de sentido e de realidade espiritual. Isto é o que nos afirma Jesus e os apóstolos. Vejamos passo a passo o que as escrituras nos ensinam:
A Palavra de Jesus (Mt 28.18-20; Mc 16.16)
No texto de Mateus, Jesus colocou o batismo no início da vida com Ele. Primeiro batizar e depois ensinar a guardar as coisas que Ele ordenou. Não diz que é para primeiro ensinar e depois batizar.
O texto de Marcos é mais forte, e muito claro: "Quem crer e for batizado será salvo". A igreja vive como se Jesus tivesse falado: "Quem crer e for salvo, deve ser batizado". Que autoridade temos para trocar as palavras do Senhor? Porque a maior parte da igreja crê que o batismo não é importante para a salvação? Se o batismo fosse apenas o que a igreja tem ensinado, Jesus nunca diria o que disse. Será que Ele estava entusiasmado e exagerou um pouco? Sabemos que não. Portanto, vamos devolver-lhe a autoridade. Vejamos como os apóstolos interpretaram o ensino de Jesus sobre o batismo.
A Prática dos Apóstolos
Em todo o livro de Atos dos Apóstolos nós encontramos nove casos de batismo. Analisando todos estes casos nós podemos perceber um fato muito significativo. É algo comum a todos eles: em todos os casos o batismo foi imediatamente após receberem a palavra. Os apóstolos não esperavam nem sequer um dia. Há alguns casos que são até estranhos. Vamos vê-los:
ë No pentecostes (At 2.38,41): batizaram três mil em um só dia. Por que isto? Por que não foram batizando aos poucos? Por que não procuraram primeiro conhecer toda aquela gente? (havia muitos que eram de outras cidades)
ë Os samaritanos (At 8.12): o único requisito era dar crédito a palavra do reino e ao nome de Jesus. Não era necessário passar por provas nem necessitavam de meses de estudos bíblicos.
ë O etíope eunuco (At 8.36-38): Era um gentio. Filipe nem o conhecia. Talvez por isso havia uma pergunta: Há algo que impede que eu seja batizado? A resposta foi: é lícito te batizares. Novamente não necessitava de uma escolinha para batismo.
ë Paulo (At 9.17,18; 22.13-16): Foi o caso que mais demorou (três dias). Mas isto porque ele estava isolado e cego. Não havia quem o batizasse. Ainda assim, quando Ananias foi até ele, perguntou: Por que te demoras? (vs. 22.16).
ë Cornélio e a família (At 10.44-48): Aqui eram muitos gentios que Pedro não conhecia, mas ele mandou batizá-los imediatamente, mesmo sabendo que os judeus em Jerusalém iriam estranhar e questionar (ver cap. 11).
ë Lídia e a família (At 16.13-15): Novamente um batismo imediato. E era uma mulher gentia.
ë O carcereiro e a família (At 16.30-34): Este é o caso mais interessante. O vs. 25 mostra que tudo começou por volta da meia-noite quando se sucederam uma série de acontecimentos (vs. 26-31). Depois Paulo e Silas pregaram para toda a família do carcereiro (vs. 32). A seguir o carcereiro foi lavar os vergões dos açoites de Paulo e Silas. E então foram batizados naquela mesma noite (vs. 33). Mas era madrugada! Para que tanta pressa? Paulo não podia nem mesmo esperar o amanhecer? O que os apóstolos viam de tão importante no batismo para serem tão apressados em batizar? Certamente que para eles não era apenas um símbolo. Tampouco era um testemunho público de fé (em vários casos não havia público nenhum). Mas que era então? Vejamos primeiro outros casos.
ë Crispo e outros (At 18.8): Novamente a única condição para ser batizado era receber a palavra (criam e eram batizados). Apesar de que aqui não fala que eram batizados no mesmo dia, também não fala o contrário. Certamente que os apóstolos tinham uma só prática.
ë Os doze efésios (At 19.4,5): Logo que foram ensinados sobre Jesus, foram batizados.
Vimos então que a prática dos apóstolos era muito diferente do que a igreja pratica hoje. Para eles o batismo era algo tão importante, tão fundamental e indispensável, que quando alguém recebia a palavra era batizado imediatamente, não importando quem fosse, nem que horas eram. O que era o batismo para eles? Isto é o que veremos no próximo ponto...
O Ensino dos Apóstolos
Há vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensino sobre o batismo. A maioria destes textos fala das realidades espirituais que estão Associadas ao batismo, sem dizer claramente o que É o batismo. Mas o texto de Gl 3.27 lança uma luz sobre o assunto. "Porque todos quanto fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes". Os apóstolos não viam apenas um batismo nas águas, mas um batismo em Cristo. Era mais que um símbolo, porque aquele que se batizava, pela fé era unido a Cristo, mergulhado em Cristo, enxertado em Cristo e revestido de Cristo.
Alguém poderia perguntar: Mas o que nos une a Cristo não é a fé? A resposta é sim. Mas o batismo foi a maneira que Jesus determinou para esta fé se expressar e se consumar. A água do batismo não tem nenhum poder em si mesma. Se alguém não creu, nem se arrependeu (ou também uma criança), entrar nesta água, não acontece nada. Mas se alguém desce a estas águas com fé, pela fé é unido a Cristo Jesus. Aleluia!
Muitos na igreja hoje pensam que há duas realidades separadas: uma realidade espiritual interior e um sinal exterior que não passa de um símbolo. Quando a pessoa crê, é unida a Cristo. Depois vem o batismo como um símbolo do que já aconteceu. Por isso demoram tanto para batizar os novos. Mas os apóstolos não viam assim. Eles viam que juntamente com o sinal exterior operava uma graça interior pela fé daquele que era batizado. Por isso tinham tanta urgência. A igreja hoje trocou o sinal exterior que Jesus estabeleceu por outros sinais como "levantar a mão" e "ir na frente".
Outro texto que também lança luz sobre o assunto é Rm 6.3. É interessante notar que aqui Paulo fala de duas coisas: uma que os romanos já sabiam e outra que talvez ignorassem. O que eles já sabiam? Que haviam sido batizados em Cristo (esta é a essência do batismo). O que eles ignoravam? Que como conseqüência estavam mortos com Cristo (esta era uma das verdades associadas ao batismo).
Muitos têm ensinado que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo. Isto tem boa dose de verdade, mas confunde um pouco o próprio batismo com as suas conseqüências. O batismo é basicamente uma coisa. união com Cristo. Ser mergulhado n’Ele. A morte do velho homem e a ressurreição de uma nova vida são, juntamente com outras coisas, a conseqüência direta e imediata de sermos unidos a Ele. Enumeramos abaixo todas as realidades espirituais que estão diretamente associadas ao batismo.
ë A morte de Jesus é a nossa morte. Portanto estamos mortos para o pecado (Rm 6.3,4,6; Cl 2.12; 3.3), para o mundo (Gl 6.14) e para a lei (Rm 7.4; Gl 2.19).
ë A sua ressurreição é a nossa nova vida para servimos a Deus (Rm 6.4,8,11; 2Co 5.17; Ef 2.5,6; Cl 2.12).
ë Sua exaltação é a nossa vitória sobre todas as potestades (Ef 1.20-23; 2.6). Embora estes textos não se refiram ao batismo, é evidente que a nossa posição é n’Ele. E foi no batismo que fomos colocados nesta posição.
ë Temos o perdão dos pecados (At 2.38).
ë Somos lavados e purificados (At 22.16). Aqui caberia a pergunta: Mas o que nos purifica do pecado é o batismo ou é o sangue de Cristo? Certamente que é o sangue de Jesus. Mas quando? Quando somos unidos a Ele pelo batismo.
ë Somos salvos (Mc 16.16; 1Pe 3.21).
ë Somos introduzidos no corpo de Cristo que é a igreja (1Co 12.13). Quando estávamos no mundo éramos independentes de Deus e independentes dos homens (ninguém tem o direito de se meter na vida de ninguém). Agora, não nos tornamos apenas dependentes de Deus, mas também da sua igreja (submissão de uns aos outros).
Conclusão
Deus tem uma grande obra para fazer em nós. Mas Ele não faz nada em nós separados de Cristo Jesus. Deus não nos trata isoladamente. Toda a obra que Deus tem para fazer em nossas vidas é em Cristo. Ele nos colocou em Cristo e toda a experiência dele se tornou a nossa experiência (lembre o exemplo da folhinha dentro do livro). Como podemos aniquilar a velha natureza? Não podemos. Mas Deus crucificou o nosso velho homem com Cristo. Como podemos produzir uma nova vida? Não podemos. Mas Deus nos deu a vida juntamente com Cristo. Como podemos vencer a Satanás? Em nós mesmos é impossível, mas Deus nos colocou assentados nos lugares celestiais (acima de Satanás) em Cristo Jesus. Toda essa tremenda vitória é possível porque nós fomos Batizados em Cristo Jesus.
Algumas Colocações Finais
ë A fé e o arrependimento são condições indispensáveis para o batismo (Mc 16.16; At 2.38). Por isso não devemos batizar crianças.
ë Se alguém pergunta como o ladrão da cruz foi salvo sem ser batizado, a resposta é que Deus pode abrir exceções, mas nós não temos essa autoridade.
ë Se você encontra algum irmão que crê ou pratica de uma forma diferente sobre o batismo, você deve recebê-lo como irmão. O que ele faz, o faz porque crê assim. Ele age conforme a sua consciência. É uma questão de fé e não uma questão de vivência ou de pecado. Devemos portanto recebê-lo como irmão.
ë Ninguém pode se batizar "de novo". Se alguém crê que o seu batismo não foi válido (porque era uma criança ou porque não havia verdadeiramente se convertido), então não foi batizado, foi molhado. Deve portanto se batizar.
ë Se alguém diz: "Mas eu conheço casos de pessoas que não foram batizadas e vivem em santidade". Ou então diz: "Mas Lutero era homem de Deus e cria no seu batismo infantil". Nossa resposta deve ser que não podemos nos dirigir pela experiência dos homens, mas pela palavra de Deus.


3. O Dom do Espírito Santo
Este é outro ensino fundamental que Satanás tem procurado anular distorcendo e confundindo. Mas ele não é vitorioso. Vitorioso é o Espírito Santo que tem sido conhecido e experimentado cada vez mais. Deus tem derrubado barreiras e tradições humanas para que o seu povo possa conhecer esta tremenda experiência de revestimento e poder. As mentiras e enganos do diabo são anuladas pela Bíblia. Com ela podemos responder cada uma das perguntas abaixo:
A. Quais As Bases Bíblicas Do Batismo Com O Espírito Santo?
ë João Batista falou que Jesus batizaria com o Espírito Santo (Mt 3.11).
ë O próprio Jesus fez esta promessa (At 1.4,5,8).
ë Esta foi a experiência dos apóstolos (At 2.1-4).
ë Pedro disse que esta promessa era para todos os chamados por Deus (At 2.38). Alguns dizem que esta experiência foi só para o tempo dos apóstolos, que hoje Deus não age mais assim. Mas isto não está escrito em nenhum lugar da Bíblia. O Espírito Santo é que dá poder. É o "motor" da igreja. Se Deus nos tirasse o motor a igreja ficaria parada. A verdade é que a promessa é para todos os chamados de Deus.
ë Esta foi também a experiência de Cornélio e outros na sua casa (At 10.44-47).
ë Quando os que se convertiam não tinham esta experiência, os apóstolos os guiavam a isto (At 8.14-17 - os samaritanos; At 9.17 - Paulo; At 19.1-7 - os efésios).
Estes textos, junto com At 2:38, desfazem dois enganos muito comuns na igreja.
1º - Engano:
Os grupos tradicionais, costumam rejeitar a idéia ensinada pelos grupos pentecostais, de que há uma experiência a mais, além da conversão, chamada "Batismo com o Espírito Santo". Para isso, se apoiam, e com muita razão em At 2:38, dizendo que se o homem cumpre as duas condições (arrependimento e batismo), o terceiro ingrediente ( o dom do Espírito Santo) é dado automaticamente pelo Senhor, visto que é uma promessa, e Deus não pode falhar. Eles dizem: "Todo aquele que creu e se batizou já tem o dom do Espírito Santo, não necessita outra experiência".
Entretanto, esta argumentação tropeça nos textos de At 8: 14-17 e 19. 1-7. Se fosse assim, como Paulo perguntaria aos efésios se receberam o Espírito Santo quando creram? E como explicar o fato dos samaritanos já batizados no nome de Jesus não terem recebido o Espírito Santo?
2º Engano:
O grupos pentecostais apoiados nos textos acima, pregam corretamente que há uma experiência a mais. Há algo além de se arrepender e ser batizado. Entretanto, geralmente acrescentam At 1: 4 ("esperassem a promessa"), e falam da "espera", dando a entender que este dom deve ser esperado, buscado e até suplicado. Este ensino vai para o outro extremo, porque ignora que o dom do Espírito Santo já foi dado a todos os que creram (At 2: 38-39), porque Jesus já foi glorificado (Jo 7: 39).
Onde está o ponto de equilíbrio? Está em entender que por um lado o dom do Espírito Santo já foi dado a todos os que creram , e que portanto não necessitamos esperar nem buscar aquilo que Deus já nos deu. Mas, por outro lado, quando alguém se converte ao Senhor, ele deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos, e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente (At 2: 4; 8: 17-18; 10: 44-47; 19: 2,6). Não é uma busca e uma espera, mas também não é algo automático e inconsciente.
Se não é automático, por quê dizemos que está na porta? Acontece que, não é automático mas deve ser imediato. Não é necessário esperar dias, meses ou anos. Faz parte da porta. É para ser experimentado no início de nossa vida com Jesus. Na verdade, deveria ser no mesmo dia em que nos batizamos em Cristo Jesus.
Ilustração: Alguém recebe uma caixa de presente no seu aniversário. Ele não sabe que essa caixa contêm três objetos. Pega os dois primeiros, fica maravilhado e dá graças a Deus. Entretanto não vê o terceiro objeto na caixa, e a fecha colocando a de lado. Depois começa a orar a Deus pedindo justamente o objeto que está na caixa e ele não sabe. Ou seja, já lhe foi dado o presente, mas ele não tomou posse, não o recebeu por ignorância. Quando ele for devidamente informado, então via abrir a caixa, e "receber" aquilo que "já lhe fora dado".
Na verdade, quando alguém crê no Senhor e se batiza, recebe o Espírito Santo. Mas esta é a habitação do Espírito. O Espírito vem morar em seu interior. Todos os que crêem tem o Espírito Santo habitando em seu interior. Nascem de novo (1Pe 1: 23; Tg 1: 18; Jo 3: 3-6). Mas aqueles que já têm a habitação do Espírito Santo devem agora receber o revestimento de poder que é o dom do Espírito Santo.

b. O que é o Batismo com o Espírito Santo?
Há vários termos diferentes que Jesus, João Batista e os apóstolos usaram para se referir a esta experiência:
ë Batismo com o Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.5).
ë Receber o dom do Espírito Santo (At 2.38; 10.45).
ë A promessa do Pai (Lc 24.49; At 1.4; 2.33,39).
ëFicar cheio do Espírito Santo (At 2.4).
ëReceber o Espírito Santo (At 8.17; 10.47).
ë Caiu o Espírito Santo (At 10.44; 11.15).
ë O Espírito Santo derramado (At 2.17,18,33; 10.45).
Este batismo é um dom, isto é, um presente. Não é um prêmio. Um prêmio é dado para alguém que merece; um presente não tem nada a ver com merecimento. A virtude é daquele que dá e não daquele que recebe.
Também é uma experiência definida e pessoal. Aquele que recebe fica consciente disto (At 19.2). É um revestimento de poder (Lc 24.49). É a capacitação para ser uma testemunha de Cristo (At 1.8).
O batismo com o Espírito Santo não é tudo, não é um atestado de maturidade. Isto explica porque muitas vezes encontramos irmãos que pregam e ensinam com unção, ou outros que são usados com manifestações de poder e de milagres, mas quando vamos conhecê-los na intimidade nos decepcionamos com suas vidas. Seu relacionamento em casa com a esposa e filhos e na igreja como os irmãos, não demonstra o caráter de Cristo. O batismo com Espírito Santo não opera nenhuma mudança no caráter. Isto requer um contínuo esvaziamento, uma contínua operação da cruz de Cristo, um quebrantamento contínuo que vem pela aceitação das determinações de Deus em nossas vidas, com louvor e ações de graças (Ef 5: 18-20). Já o batismo com o Espírito Santo, é uma capacitação para fazer a obra (At 1: 8).
O Ser cheio do Espírito como uma manifestação do caráter de Jesus, você vai aprender mais adiante, em outra apostila. Nesta apostila vamos ficar só como o aspecto do Batismo com o Espírito Santo. Esta experiência é para o início da vida cristã. É necessário ser recebida logo que se entra no Reino de Deus, pois só assim os novos discípulos estarão capacitados para o serviço a Deus. Isto nos leva a próxima pergunta:

C. O Batismo com o Espírito Santo é a mesma coisa que ser Cheio do Espírito?
Quando a Bíblia fala de ser cheio do Espírito, nem sempre está falando de uma mesma experiência. Quando lemos o Novo Testamento na língua em que foi escrito (o grego), vemos ali duas palavras diferentes que descrevem experiências diferentes, mas que são traduzidas para o português como se fossem uma experiência só: "o enchimento do Espírito".
A primeira palavra é "Pìmpleimi", que aparece em textos como Lc 1.15 - João Batista; Lc 1.41 - Isabel; Lc 1.67,68 - Zacarias; At 2.3,4 - Pentecostes; At 4.8 - Pedro; At 4.31 - os discípulos; At 9.17 - Paulo; At 13.9-11 - Paulo novamente. Esta palavra significa "ficar cheio", mas dá a entender que antes não estava cheio. É uma experiência repentina e momentânea, mas não uma continuidade. É dada para cumprir um determinado trabalho. É revestido de poder para testemunhar, para profetizar, para fazer a obra de Deus.
A outra palavra é "Pleiros", que aparece nos textos de Lc 4.1 - Jesus; At 6.3 - os diáconos; At 7.55 - Estêvão; At 11.24 - Barnabé; Ef 5.18 - a ordem para se encher do Espírito. Esta palavra significa "ser cheio", mas não como uma experiência do momento, e sim como uma continuidade. Não está relacionada com uma obra a fazer mas sim com a vida.
Os textos onde aparecem a primeira palavra (Pimleimi), dão a idéia de ser enchido "de fora para dentro" (o que combina com as palavras "caiu" e "derramado"). A outra palavra (Pleiros), dá a entender um enchimento de dentro para fora. A primeira é um derramamento, a segunda é um trasbordamento. A primeira nos dá poder, a segunda nos enche de vida. A primeira é para testemunhar falando de Cristo, a segunda é para mostrar o caráter de Cristo. A primeira nos capacita para manifestar os dons do Espírito Santo descritos em 1Co 12.7-11, a segunda nos capacita para manifestar o futuro do Espírito descrito em G1 5.22, 23. A primeira é uma experiência definida. A segunda é um processo de crescimento. Mas a maior diferença é que a primeira se recebe na porta, sem nenhuma condição além do arrependimento e do batismo, e a segunda requer um contínuo esvaziamento, uma contínua operação da cruz de Cristo, um quebrantamento, contínuo que vem pela aceitação das determinações de Deus em nossas vidas, com louvor e ações de graças (Ef 5.18-20).
Este discernimento é importante para entender que em Ef 4.18 Paulo está falando de outra coisa diferente do batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo não é tudo, não é um atestado de maturidade. Isto explica porque muita vezes encontramos irmãos que pregam e ensinam com unção, ou outros que são usados com manifestações de poder e de milagres, mas quando vamos conhecê-los na intimidade nos decepcionamos com suas vidas. Seu relacionamento em casa com a esposa e filhos e na igreja com os irmãos, não demonstra o caráter de Cristo. A explicação é que estes irmãos são cheios "de fora para dentro", um enchimento momentâneo para fazer uma determinada obra. Este revestimento não opera nenhuma mudança no caráter, é para fazer uma obra, e quando a obra termina o revestimento se vai.
Este aspecto, de ser cheio do Espírito como uma experiência de transbordamento, você vai aprender mais adiante, em outra apostila. Nesta apostila vamos ficar só com o primeiro aspecto: o derramamento do Espírito. Esta experiência é para o início da vida cristã. Está na porta do reino. Isto nos leva a próxima pergunta:
D. Para receber o Dom do Espírito Santo é necessário falar em línguas?
Da lista de manifestações do Espírito Santo aparece em 1Co 12.7-10, a única que não aparece no Velho Testamento é o falar em línguas. Tudo indica que Deus reservou este dom para o derramamento do Espírito, porque só no pentecostes que ele surgiu.
No pentecostes eles falaram em línguas (At 2.4). Na casa de Cornélio eles falaram em línguas (At 10.46). Em Éfeso eles falaram em línguas (At 19.6). Em Samaria não diz o que aconteceu, mas houve alguma manifestação exterior, visível (At 8.17,18). Sobre Paulo é que não fala nada (At 9.17), mas em 1 Corintios vemos que ele falava em línguas.
Não há nenhum texto que fale claramente que só recebe o dom do Espírito Santo quem fala em línguas. Não há nenhum ensino de doutrina sobre isto; só temos descrição de experiências. Por isso nós devemos estar abertos para aceitar que alguém seja batizado no Espírito Santo sem ter falado em línguas. Mas diante das evidências apresentadas no livro dos atos dos apóstolos devemos considerar como exceção e não como regra. Também é bom salientar que os casos que conhecemos, de irmãos que só depois de algum tempo de batizados com o Espírito Santo, manifestaram o dom de línguas.
E. Como receber o Batismo com o Espírito Santo?
Voltamos a salientar que esta experiência é para o início da vida cristã. Alguns irmãos crêem que é necessário ficar esperando. Se baseiam nas palavras de Jesus em Lc 24.49 e At 1.4. Mas Jesus mandou esperar porque o Espírito Santo ainda não havia sido derramado. Hoje já não é necessário esperar pois o Espírito já foi enviado porque Jesus já foi exaltado (ver Jo 7.38,39). Aleluia! Que é necessário então?
ë Nunca esquecer que esta é uma promessa, mas também é um mandamento (At 1.4). Não é opcional. Todo discípulo deve receber este dom.
ë Primeiro é necessário ouvir com fé e crer na promessa de Deus (Gl 3.2,14).
ë Pedir com fé (Lc 11.9-13; Mc 11.24; Tg 1.6,7).
ë Depois de pedir não é para ficar esperando, mas é para receber o dom dando graças, louvando e falando em línguas.
É importante comunicar ao novo discípulo ao orar com ele , que o Espírito Santo não vai forçar a sua boca. O Espírito Santo não vai falar. As línguas são dadas pelo Espírito, mas quem fala é o discípulo. Portanto, ele mesmo deve exercer a sua vontade para falar. É ele que movimenta a sua boca. Ele que abra e fale, confiando que o Espírito Santo vai dar as línguas.
Quem está fundamentado?
1. Aquele que tem fé no filho de Deus, o Verbo encarnado, o filho do homem crucificado, ressurreto, exaltado.
2.Aquele que verdadeiramente negou-se a si mesmo e pelo arrependimento colocou sua vida debaixo da autoridade de Jesus.
3.Aquele que vive na fé do seu batismo, vive pela fé porque sabe que está unido a Cristo.
4.Aquele que experimentou o dom do Espírito Santo e recebeu poder do alto.
Uma vez fundamentado , o novo discípulo deve agora aprender qual o alvo de Deus para a sua vida e como cooperar com o Seu eterno propósito servindo na igreja. Isto ele vai começar a aprender na apostila seguinte.
ESTA APOSTILA PERTENCE AO DISCÍPULO:
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